Está aqui

Pedro Pinho ganha prémio em Cannes

O realizador foi galardoado com o Prémio da Federação Internacional de Críticos de Cinema pelo filme "A Fábrica de Nada", que aborda uma experiência de autogestão coletiva de uma fábrica. Pedro Pinho deixou críticas aos apoios ao cinema em Portugal.

“A Fábrica de Nada”, construído em conjunto com Luísa Homem, Leonor Noivo, Tiago Hespanha, a partir de uma ideia de Jorge Silva Melo e da peça de teatro 'A fábrica de Nada', de Judith Herzberg, teve a primeira exibição na Quinzena dos Realizadores, sendo recebido com uma ovação de sete minutos e a comoção da plateia.

O filme, que tem a duração de três horas, é interpretado por atores e não atores, e segue a vida de um grupo de operários que, através de uma solução de autogestão coletiva, tenta salvaguardar os postos de trabalho e evitar o encerramento de uma fábrica em Vila Franca de Xira.

Antes de rumar a Cannes, Pedro Pinho explicou à agência Lusa que o filme não tem uma linha narrativa simples sobre os operários que veem a fábrica fechar, tendo existido uma intenção coletiva de criar várias camadas de leitura que dão outra profundidade ao filme e que espelham a realidade, a crise económica, o papel da Europa e a importância do trabalho.

"Essencialmente esta questão, esta espécie de perdição que todos sentimos ao longo destes anos em relação ao que se estava a passar no mundo, a incapacidade que tínhamos de encontrar um discurso válido para lidar com esta situação, alternativas, perspetivas, explicações, teorias. A partir desse sentimento de impotência de desnorte quisemos construir o filme", explicou.

Em Cannes, o diretor artístico da Quinzena dos Realizadores, Edouard Waintrop, salientou o "uso de uma variedade incrível de géneros cinematográficos”, sinalizando que o filme “é praticamente um 'thriller' no início, tornando-se íntimo, político, social, fazendo um breve desvio para a comédia musical".

Os jornais Liberation e Le Monde, assim como a revista Les Inrocks destacaram a obra do realizador português, nas edições de sexta-feira, como uma das revelações da Quinzena dos Realizadores.

Pedro Pinho deixou críticas aos apoios ao cinema em Portugal

Em declarações à Antena 1, Pedro Pinho afirmou sentir-se “muito feliz, honrado e vaidoso pelo filme ‘A Fábrica do Nada’ ter recebido este prémio e muito grato a uma equipa absolutamente maravilhosa que permitiu que o filme acabasse por ser visto aqui em Cannes e, finalmente por receber este galardão”.

O realizador referiu ainda que “este prémio é mais uma prova da excecionalidade da qualidade do cinema que se tem feito em Portugal nos últimos anos”, alertando que “filmes como este estão sob forte ameaça por causa da Lei do Cinema, da inação do Ministério da Cultura e do Secretário de Estado”.

“Se isso não se alterar, este reconhecimento poderá estar em perigo”, frisou.

Termos relacionados Cultura
(...)