Pedro Filipe Soares garante que todos os deputados do Bloco estarão em exclusividade

De forma a garantir transparência, o partido divulga as declarações de interesses dos deputados. O Bloco defende ainda que a exclusividade deveria ser obrigatória porque “cria uma barreira muito clara e inequívoca, e até fiscalizável legalmente, de separação dos interesses públicos e privados” e “dá mais confiança”.

O líder parlamentar do Bloco respondeu esta sexta-feira, em declarações à TSF, ao repto lançado pela Frente Cívica que pretende que os partidos tornem públicos conflitos de interesses dos candidatos a estas legislativas. Pedro Filipe Soares garante que o partido divulga os possíveis conflitos de interesses dos seus eleitos e garantiu que todos os deputados que venham a ser eleitos pelo Bloco estarão dedicados à atividade parlamentar em exclusivo de funções.

De acordo com o deputado bloquista, o partido torna já pública a lista de interesses dos deputados e há um compromisso escrito assinado nesse sentido: “todos os candidatos e candidatas do Bloco de Esquerda nas próximas eleições subscrevem um compromisso ético que reforça essa separação dos interesses públicos dos interesses privados, e vincula a sua candidatura e o futuro mandato à defesa dos interesses públicos”, disse.

Sobre o regime de exclusividade, Pedro Filipe Soares considera que é a melhor maneira de separar "os interesses públicos dos interesses privados" de forma a salvaguardar "que os eleitos e as eleitas estão, no desempenho dos seus cargos, a defender os interesses públicos". O Bloco defende mesmo que todos os eleitos para a Assembleia da República deveriam estar obrigatoriamente em regime de exclusividade porque “por um lado, isso cria uma barreira muito clara e inequívoca, e até fiscalizável legalmente, de separação dos interesses públicos e privados. Por outro lado, qualifica a democracia, porque dá mais confiança, com essa transparência, e, por último, porque acaba com situações – como já foram tornadas públicas – de um deputado ou uma deputada que pode de manhã estar no seu escritório de advogados a receber clientes e à tarde estar a votar leis que podem estar mais alinhadas com os interesses desses clientes do que com o interesse público."

Termos relacionados Legislativas 2022, Política