Está aqui

Paulo Moura vence Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga

O livro Extremo Ocidental foi premiado “pelas suas características singulares – a viagem como redescoberta do próprio país - e pela sobriedade encantatória da sua escrita".
Paulo Moura vence a primeira edição do Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga.
Paulo Moura vence a primeira edição do Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga. Fotografia do site da editora Elsinore.

O livro Extremo Ocidental. Uma Viagem de Moto pela Costa Portuguesa, de Caminha a Monte Gordo, de Paulo Moura, venceu por unanimidade o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga. Instituído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), com o patrocínio da Câmara de Braga, foi atribuído pela primeira vez e tem o valor de 12.500 euros.

"Um júri, coordenado por José Manuel Mendes, constituído por António Mega Ferreira, Guilherme d'Oliveira Martins e Helena Vasconcelos, atribuiu, por unanimidade, ao livro Extremo Ocidental - Uma Viagem de Moto pela Costa Portuguesa, de Caminha a Monte Gordo, de Paulo Moura", afirma a APE, num curto comunicado divulgado esta quarta-feira, 21 de março.

De acordo com o júri, “Extremo Ocidental, de Paulo Moura, resulta pelas suas características singulares - a viagem como redescoberta do próprio país - e pela sobriedade encantatória da sua escrita”.

Elsinore, a editora que publicou a obra de Moura, considera este livro, “uma jornada de repórter”, é “uma colecção de achados de viagem” e afirma que “pode ser lido como um guia das praias e dos caminhos, um diário de aventura, ou um ensaio sobre a identidade portuguesa”. Segundo a editora, a obra tem uma “narrativa que inclui as estradas, as paisagens, as praias, as cidades, mas também as pessoas, as histórias”.

Paulo Moura é professor de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, e autor de vários livros. Durante 23 anos, foi jornalista do PÚBLICO. Enquanto jornalista, recebeu vários prémios, como o Gazeta de Jornalismo, o da Assistência Médica Internacional (AMI), do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), do Clube Português de Imprensa ou o da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD). Tem feito reportagens em zonas de crise por todo o mundo, incluindo Kosovo, Afeganistão, Iraque, Chechénia, Argélia, Angola, Caxemira, Mauritânia, Israel, Haiti, Turquia, China, Sudão, Egipto e Líbia.

Termos relacionados Cultura
(...)