Está aqui

Passos promove assessor e omite a sua passagem pelo BPN

Na mesma edição do Diário da República, o primeiro-ministro anuncia a exoneração e nomeação de João Montenegro, que passa a ganhar 3653 euros por mês. Este antigo dirigente da JSD, que Passos requisitou ao BPN em 2011 para o seu gabinete, viu esta referência desaparecer da nota curricular agora publicada, que apenas aponta a sua passagem de oito anos "pelo setor bancário".
Após a passagem pelo BPN, o ex-secretário-geral da JSD acaba de ser promovido por Passos Coelho no gabinete do Governo.

João Montenegro fez carreira na "jota" laranja e chegou a secretário-geral da JSD em 2007. Três anos depois, Passos levou-o para o Parlamento como seu assessor e após a vitória do PSD nas eleições de junho de 2011 foi nomeado para o gabinete do primeiro-ministro como adjunto, auferindo uma remuneração de 3287 euros. Nesse despacho de nomeação para o gabinete de Passos após a tomada de posse do Governo, o primeiro-ministro diz que João Montenegro é "requisitado ao Banco Português de Negócios, S.A", referência que desapareceu na nota curricular agora publicada.

Embora trabalhasse com Passos Coelho no grupo parlamentar do PSD desde 2010, como é referido na nota curricular agora publicada pelo gabinete do primeiro-ministro, não há registo no Diário da República da nomeação de João Montenegro para o quadro do grupo parlamentar, o que levanta dúvidas sobre quem pagou a sua remuneração durante a sua atividade enquanto assessor parlamentar em 2010 e 2011.

Na nota curricular agora publicada pelo primeiro-ministro, ficamos a saber que João Montenegro entrou aos 21 anos para a Accor-Amorim, desempenhando funções de gestor comercial. Aos 25 anos dá-se a passagem para o "setor bancário", leia-se BPN, onde foi técnico administrativo e gestor de cliente, em simultâneo com a sua ascensão política na JSD, onde chegou a secretário-geral. Aos 33 anos foi para assessor do Grupo Parlamentar do PSD trabalhar com Passos Coelho, embora não haja registo da sua nomeação pelos serviços do parlamento, até chegar ao gabinete do primeiro-ministro no ano seguinte.

Dois anos depois de entrar no gabinete de Passos, João Montenegro foi agora recompensado com uma promoção que lhe vale mais 366 euros no salário mensal, totalizando agora como assessor do primeiro-ministro um salário de 3653 euros mensais. Passos explica as novas funções de Montenegro como um "técnico especialista" no "âmbito das respetivas habilitações e qualificações".

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)