A inauguração de um edifício público não costuma ser competência de um deputado da oposição, mas, segundo a agenda no site do PSD (aqui) e o jornal local Verdadeiro Olhar, será isso que irá ocupar o final da tarde de amanhã de Pedro Passos Coelho. Igualmente inusitado é o facto de o edifício, que será inaugurado em fevereiro de 2016, ter iniciado o seu funcionamento no ano letivo de 2013/2014.
O deputado do PSD e líder da oposição vai presidir à inauguração do Centro Escolar de Lordelo, onde estarão também presentes o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, e a equipa da vereação, segundo o Verdadeiro Olhar. Celso Ferreira é, segundo a sua biografia disponível no site da Câmara, "membro de diversos órgãos locais, distritais e nacionais do Partido Social Democrata desde 1994".
A 11 de fevereiro, o vice-presidente da Câmara Municipal de Paredes, Pedro Mendes, descreveu, ainda no Verdadeiro Olhar, a felicidade desta inauguração por parte de Passos Coelho, "na próxima segunda-feira, o anterior primeiro ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, vem a Paredes, mais propriamente a Lordelo inaugurar o Centro Escolar de Lordelo n.º1. A alegria da visita deve reconfortar-nos duplamente, por um lado pelo ato simbólico de assinalar a importância que a escola tem na nossa comunidade e, por outro, pelo facto de em devido tempo o município ter convidado todos aqueles que prestaram os mais altos serviços no Estado a apadrinharem aquela que foi a nossa “revolução” no território". Pedro Mendes é vereador da Câmara Municipal de Paredes desde 2005 e vice-presidente da mesma desde 2009.
O Centro Escolar de Lordelo 1 tem capacidade para 215 alunos do ensino básico e 106 alunos do pré-escolar; tem "três salas do pré-escolar, 12 salas para o ensino primário, uma biblioteca, refeitórios separados para o pré-escolar e 1.º ciclo, três salas de expressões e um pavilhão gimnodesportivo", descreve o Verdadeiro Olhar.