A União Democrata-Cristã (CDU), partido da chanceler alemã, sofreu no domingo uma derrota nas eleições regionais do estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental ao angariar apenas 23,1 por cento dos votos face aos 28,8 por cento de 2006.
De acordo com os resultados oficiais provisórios, o partido Social-Democrata (SPD), o maior da oposição, foi o mais votado naquele estado do nordeste da Alemanha onde está o círculo eleitoral pelo qual Angela Merkel concorreu ao Parlamento, com 35,7 por cento dos votos.
O Die Linke teve a terceira melhor votação, com 18,4 por cento dos votos.
"A CDU está, obviamente, desapontada com este resultado eleitoral", afirmou Peter Altmaier, do partido da Chanceler alemã - que enfrenta eleições em 2013 -, em declarações ao canal de televisão ARD, apelando à união do partido que aponta como condição essencial para a população ter confiança nas suas políticas.
Os Verdes conseguiram garantir, pela primeira vez, representação neste Parlamento regional, com 8,4 por cento dos votos. Os Verdes estão agora, pela primeira vez, representados em todas as assembleias dos 16 estados-federados da Alemanha, e preparam-se para disputar em Berlim a presidência da câmara e do governo do Estado ao social-democrata Klaus Wowereit (numa votação a 18 de Setembro, na qual a CDU não terá grande margem de votos).
Os neonazis do Partido Nacional Democrata (NPD) alcançaram, com a sua campanha pontuada pela xenofobia explícita, um resultado de 6 por cento face aos 7,3 por cento que tinham conseguido em 2006.
Por outro lado os liberais democratas (FDP), que a nível nacional governam em coligação com Merkel, perderam a representação parlamentar, com apenas 3 por cento dos votos (só entram no Parlamento os partidos que obtiverem mais de 5 por cento dos votos). Em Berlim, o secretário-geral do FDP, Christian Lindner, classificou este resultado como "uma derrota com saber amargo".
O SPD poderá agora escolher se continua a ter como parceiro de coligação a CDU ou outro partido. Durante a campanha, os sociais-democratas não deram qualquer indicação sobre a sua preferência. As suas opções são o Die Linke ou os Verdes.
O resultado destas eleições, que tiveram uma participação de 53,5 por cento, está a ser lido pela imprensa internacional como mais um sinal de descontentamento com a política levada a cabo pela chanceler Angela Merkel que enfrenta, no final de Setembro, uma votação difícil no Parlamento sobre o plano de ajuda ao euro em que está a ter entraves em conseguir votos a favor do seu próprio partido.
A CDU perdeu já este ano dois estados importantes que governava: Hamburgo, no Norte, e Baden-Würtemberg, no Sul, onde o partido estava no poder há mais de 50 anos.
Partido de Merkel sofre derrota nas eleições regionais
05 de setembro 2011 - 12:22
A União Democrata-Cristã (CDU) de Angela Merkel sofreu uma nova derrota eleitoral numa eleição estadual no Land de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental (Nordeste), onde está o círculo eleitoral pelo qual a Chanceler concorreu ao Parlamento.
PARTILHAR
Foto Stefan Sauer/EPA/LUSA.