Está aqui

Parlamento chumbou votos de condenação da violência na Catalunha

O Bloco de Esquerda apresentou um voto de condenação “pela violência e repressão policiais na Catalunha”, mas este acabou chumbado com a abstenção de parte da bancada socialista e os votos contra da direita e de 4 deputados do PS.
Bombeiros catalães impedem polícia espanhola de invadir centro de voto. Foto de Andreu Dalmaus. EPA/Lusa.
Bombeiros catalães impedem polícia espanhola de invadir centro de voto. Foto de Andreu Dalmaus. EPA/Lusa.

Na sessão plenária da Assembleia da República, esta quarta-feira, o Bloco de Esquerda apresentou um voto de condenação “pela violência e repressão policiais na Catalunha”, mas este acabou chumbado com a abstenção de parte da bancada socialista e os votos contra de PSD e CDS, e de 4 deputados do PS. Houve ainda 8 deputados do PS que votaram favoravelmente, ao lado do Bloco, PCP, PEV e PAN.

O PAN também apresentou um voto de condenação sobre a situação catalã, mas este foi igualmente chumbado. Aprovado foi apenas o voto de preocupação, sobre o mesmo tema, da autoria do PS.

Transcrevemos aqui o voto apresentado pelo Bloco:

Voto de Condenação
Pela violência e repressão policiais na Catalunha

No passado domingo, o povo catalão foi chamado às urnas para um referendo convocado pelo governo autonómico catalão. Para impedir a realização desta consulta, o governo espanhol destacou forças policiais para a Catalunha e para os locais de voto.

Face à mobilização popular para os locais de voto, a polícia desencadeou a violência, injustificada e absolutamente desproporcional, considerada a atitude pacífica da população.

A Amnistia Internacional relata que, perto de um dos locais de voto, os agentes policiais agrediram os manifestantes com cassetetes de borracha e depois dispararam bolas de borracha a escassa distância dos presentes. Em resultado da atuação policial, 893 pessoas ficaram feridas, tendo uma delas acabado por falecer, segundo informação oficial do governo regional catalão.

O alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos já se afirmou "muito perturbado" com a violência na Catalunha e pediu que "todos os atos de violência” sejam alvo de uma investigação independente e imparcial.

A Assembleia da República, reunida em sessão plenária, condena a violência policial registada no passado 1 de outubro, na Catalunha.

Lisboa, 4 de outubro de 2017
As deputadas e os deputados do Bloco de Esquerda

Termos relacionados Catalunha, Política
(...)