Está aqui

Ópera na Prisão sobe ao palco da Gulbenkian

"Ópera na Prisão: D. Giovanni 1003 - Leporello 2015", um projeto com jovens do Estabelecimento Prisional de Leiria sobe em junho ao palco do Grande Auditório da Gulbenkian.
Foto do interior do Estabelecimento Prisional de Leiria, Leiriprensa.

A Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP) trabalhou ao longo de dois anos com cerca de meia centena de reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria - Jovens (EPL-J). Fizeram duas apresentações em outubro de 2015 no auditório da prisão, para as quais convidaram Risto Nieminen, diretor do Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). Perante a qualidade da récita, este decidiu programar um concerto do projeto nas comemorações do 70.º aniversário do Serviço de Música da FCG, descreve a Agência Lusa.

A récita na Gulbenkian, além da obra de Mozart, incluirá um tema escrito pelos próprios reclusos, que será interpretado com o acompanhamento da Orquestra Gulbenkian. Em palco, além dos reclusos estarão também as suas famílias, amigas e amigos. "Seria difícil reforçar a autoestima e a consolidação dos valores de responsabilidade pessoal e social de uma forma tão intensa quanto o proporcionará este evento", declarou à Lusa Paulo Lameiro, o diretor artístico do projeto.

 

Termos relacionados Cultura
(...)