Está aqui

O jardinismo foi derrotado na Madeira

Pedro Soares, coordenador autárquico do Bloco de Esquerda, destaca a derrota do jardinismo no Funchal, numa coligação de oposições de que o Bloco se orgulha de ter feito parte. O PSD perdeu outras câmaras do arquipélago. Pedro Soares assumiu a derrota pela perda da presidência da câmara de Salvaterra de Magos.
Pedro Soares na noite do cinema S. Jorge. Foto de Paulete Matos

O coordenador autárquico do Bloco de Esquerda, Pedro Soares, reconheceu uma derrota e destacou uma vitória ao falar na noite eleitoral no cinema S. Jorge, em Lisboa. A derrota foi a de Salvaterra de Magos, onde a lista apoiada pelo Bloco perdeu a presidência da câmara, elegendo três vereadores. “Como sabem, o Bloco de Esquerda e um grupo de cidadãos independentes vinha dirigindo a câmara de Salvaterra, dando o seu melhor em prol dos cidadãos. Mas os votos não foram suficientes para manter a presidência. O Bloco de Esquerda assume essa derrota, e os vereadores eleitores continuarão a fazer o melhor que souberem”.

Derrota do jardinismo

A grande vitória que Pedro Soares quis destacar foi a da coligação das oposições liderada por Paulo Cafôfo no Funchal, que infligiu a primeira grande derrota de sempre ao jardinismo. “A coligação ganhou na maioria das freguesias, obtendo uma vitória expressiva no Funchal.” Por outro lado, com os dados disponíveis até o momento, o PSD pode perder 7 das 11 câmaras da Madeira.

“O PSD dizia que não se pode fazer uma leitura nacional dos resultados destas eleições. Nós não concordamos com isso, mas achamos que estas eleições da Madeira permitem fazer uma leitura regional, e essa leitura é a da derrota do PSD e do jardinismo.”

Por outro lado, Pedro Soares insistiu que a leitura nacional é de clara derrota do PSD e do governo, e que da mesma forma que se abre agora um novo ciclo autárquico no país, também tem de se abrir um novo ciclo político nacional contra a austeridade, e pelo fim do governo do PSD-CDS.  

ESQUERDA.NET | Noite Eleitoral | Pedro Soares | Autarquicas 2013

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Autárquicas 2013, Política
(...)