Está aqui

O Hip Hop nasceu há 41 anos

No dia 11 de agosto de 1973, no bairro do Bronx (Nova Iorque), um jamaicano de 16 anos organizou uma festa, que mudou para sempre a história da música pop. Naquela noite, foi inventado o hip hop. Artigo de António José André.
Na foto: Dj Kool Herc

Por causa das festas que organizava, as “block parties”, Clive Campbell, que viria a ser conhecido como DJ Kool Herc, é considerado o fundador do hip hop. Na ocasião, deu conta que o público divertia-se mais, quando tocava a parte mais rítmica das canções de funk de James Brown na ausência da letra (os chamados breaks).

Herc decidiu tirar a agulha do gira-discos, voltando manualmente para o início do break e repetinndo tantas vezes quanto necessário. Naquela festa, utilizou 2 discos iguais em 2 aparelhos para reproduzir os breaks, um após outro, prolongando a canção. No caso, foi uma versão de “Give it Up or Turnit Loose” do LP “Sex Machine”.

Esse movimento ficou conhecido como “Break Beat”. Naquela noite, o seu amigo, Coke la Rock, pegou no microfone e começou a cantar improvisadamente por cima dos breaks, num estilo que hoje é mundilamente conhecido como “rap”. Cpke la Rock é considerado o primeiro MC (mestre de cerimónia) na história do hip hop.

Naquela época, o Bronx encontrava-se em ebulição, após uma transformação urbana violenta causada pela especulação imobiliária, que levou à saída de milhares de moradores. Com a desvalorização dos imóveis, os proprietários provocavam incêndios criminosos para serem indemnizados pelos seguros.

Esse cenário contribuiu para a explosão de gangues juvenis violentas. Mas, naquela época, Herc organizava festas sem que houvessem lutas de gangues. Os bailes tornaram-se uma alternativa para os jovens do bairro. Aos casais que ensaiavam novos passos de dança a cada break beat, chamou-os de "B-Boys e B-Girls" – "b" de break.

O estilo de Campbell foi incorporado por figuras conhecidas: Grandmaster Flash e Afrika Bambaata. Foram depois estabelecidos quatro pilares essenciais da cultura hip hop: o Rap, o Djing, a Breakdance e o Graffiti.

O hip hop e o rap saíram do underground e foram incorporados na cultura pop ocidental, mas, mesmo assim, estes estilos continuam a ser a principal expressão cultural e forma de protesto contra as injustiças, por parte de muitas minorias e comunidades pobres.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Cultura
Comentários (3)