“Nymphomaniac 2”, a segunda parte do filme do filme do cineasta dinamarquês Lars von Trier, teve a sua difusão nas salas de cinema proibida na Roménia. O filme poderá apenas ser distribuído em DVD.
“Foi proibida a difusão do filme pela Comissão de Avaliação. A decisão pode ser contestada”, confirmou à agência de notícias AFP o Centro Nacional de Cinema da Roménia, sem precisar os motivos que justificam a decisão.
A primeira parte do filme (em cartaz atualmente em Portugal), foi exibida na Roménia em meados de janeiro, com a classificação de interdição a menores de 18 anos. “É incoerente autorizar o início do filme e proibir o fim”, disse Antoine Bagnaninchi, da Independenta Film, distribuidor do filme no país, que pretendia lançá-lo nos cinemas na próxima semana e anunciou que vai contestar a decisão, que qualificou de aberrante.
“Falamos de um filme que é exibido em toda a Europa, de um autor superpremiado. Em 2014, na Roménia ou onde for, num estado europeu democrático, censurar um filme, proibir a difusão de um filme é uma coisa muito grave”, afirmou.
Nymphomaniac é a história de Joe, uma mulher interpretada por Charlotte Gainsbourg, que se debate com um desejo sexual descontrolado e se vê a si própria como ninfomaníaca, relatada por ela própria em oito capítulos.