Está aqui

Novo Banco triplica lucros e corta em trabalhadores e balcões

Instituição bancária amealhou lucros de 560,8 milhões de euros em 2022, o triplo dos resultados positivos registados em 2021. No final do ano passado, o Novo Banco tinha menos 103 trabalhadores do que no final de 2021 e menos 11 balcões.
Foto de Paulete Matos.

Desde que foi criado em agosto de 2014, aquando da resolução do Banco Espírito Santo (BES), o Novo Banco despediu milhares de trabalhadores. Já os lucros da instituição bancária triplicaram no último ano, passando de 184,5 milhões no final de 2021 para 560,8 milhões de euros no final do ano passado.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a instituição financeira atribui o resultado à execução de uma estratégia com “foco no crescimento sustentado do negócio” e numa “sólida geração de receita e capital”, apesar da “atual incerteza macroeconómica”.

Conforme assinala o Público, a margem financeira do banco foi de 625,5 milhões de euros, mais 9,1% do que no ano comparável, o equivalente a mais 52,1 milhões de euros. O banco refere que este desempenho “está em linha com as expetativas para o ano de 2022 e com o atual contexto macroeconómico de subida generalizada das taxas de juro, com a estratégia de gestão de ativos e passivos a mitigar os efeitos da pressão inflacionista”.

Ao mesmo tempo que viu os seus lucros multiplicarem-se, no final de 2022 o Novo Banco contava com menos 103 trabalhadores do que os 4.193 que empregava em final de 2021. E reduziu o número de balcões de 303 para 292 no espaço de um ano.

Atualmente, a instituição bancária é detida em 75% pelo Lone Star, um fundo de investimento norte-americano. O restante capital é detido pelo Fundo de Resolução bancário e diretamente pelo Estado português.

Termos relacionados Sociedade
(...)