Está aqui

Newark põe Nova Iorque em tribunal por causa do alojamento para sem-abrigo

O mayor da cidade capital da Nova Jérsia acusa o seu homólogo novaiorquino de estar a “empurrar” as pessoas sem-abrigo para a sua cidade.
Instalação "Residents of New York", de Andres Serrano, com imagens de pessoas sem-abrigo nas ruas da cidade. Foto New York City Department of Transportation/Flickr

Segundo a agência Reuters, o executivo municipal de Newark, liderado por Ras Baraka, apresentou queixa num tribunal de Nova Jérsia contra o município de Nova Iorque, liderado por Bill de Blasio. O que fez estalar a guerra entre os autarcas, ambos do Partido Democrata, foi o facto de o programa de assistência às pessoas sem-abrigo em Nova Iorque, o SOTA, estar a pressioná-las para aceitarem habitações na cidade de Newark, com rendas financiadas pelo programa.

“Trata-se de um programa ilegal de migração coerciva”, acusam os advogados da cidade de Newark, acusando o executivo de Nova Iorque de “obrigar os beneficiários do SOTA a aceitarem a proverbial ‘oferta irrecusável’", numa referência à célebre frase do filme sobre a máfia norte-americana “O Padrinho”.

A ação judicial cita vários beneficiários do programa que estavam em abrigos na cidade de Nova Iorque e que foram levados a visitar vários apartamentos em Nova Jérsia e em seguida pressionados a aceitar uma daquelas alternativas. O programa SOTA pagava aos senhorios um ano de renda adiantada.

Num desses casos, à beneficiária do SOTA “foi dito pelos gestores do seu caso no abrigo em que estava que devia procurar habitação em Nova Jérsia, nas cidades de Newark ou Patterson, pois os senhorios de Nova Iorque desconfiavam do programa SOTA e também porque encontraria uma habitação mais rapidamente em Nova Jérsia”, diz a queixa apresentada em tribunal.

A desavença entre os dois autarcas por causa da política de habitação surge um ano depois de terem aparecido juntos no anúncio de medidas de proteção aos inquilinos destinadas a acabar com os despejos ilegais.

Dados fornecidos à Reuters pelo grupo The Bowery Mission indicam que um em cada 121 novaiorquinos está em situação de sem abrigo, ou seja, à volta de 63 mil homens, mulheres e crianças.

 

Termos relacionados Internacional
(...)