Está aqui

“Necessidades do país exigem acordo para salvar SNS”

Catarina Martins afirmou que o Bloco assume o compromisso de trabalhar para esse acordo, com vista à regulamentação da Lei de Bases da Saúde, à criação do estatuto do SNS e à garantia de que temos mais médicos e de que todos os profissionais de saúde de que o país precisa são vinculados.
Foto Esquerda.net.

A coordenadora do Bloco reuniu esta quarta-feira com um conjunto de cidadãos com uma intervenção ativa no processo que levou à aprovação da Lei de Bases da Saúde. Neste encontro, Catarina Martins ouviu as suas preocupações relativamente ao facto de o Governo não ter regulamentado ainda a Lei de Bases e criado o estatuto para o SNS.

A dirigente bloquista assinalou que a Lei de Bases da Saúde é um “instrumento muito importante”, mas se a mesma “não é regulamentada e se não tem um orçamento capaz, não responde aos problemas que estamos hoje a viver”.

O Bloco assume o compromisso de “trabalhar para um acordo que salve o SNS, regulamentando a Lei de Bases, criando o estatuto do SNS, garantindo que temos mais médicos e não menos médicos e que todos os profissionais de saúde de que o SNS precisa podem ser vinculados, podem ter carreiras em que querem ficar, porque isso é neste momento essencial”, avançou Catarina Martins.

De acordo com a dirigente do Bloco, a regulamentação da Lei de Bases e a criação do estatuto do SNS são também “fundamentais” para a organização dos serviços. “Há muitas dúvidas sobre a articulação dos cuidados covid e cuidados não covid”, assinalou. Catarina Martins referiu ainda que “muitos cuidados não covid estão a ser pura e simplesmente adiados sem um critério que se perceba, quando poderiam ser mantidos se esse acompanhamento dos doentes fosse pensado de uma outra forma”.

“Àqueles que nos dizem que em tempo de pandemia é complicado olhar para as questões estruturais do SNS”, a coordenadora bloquista responde que “este é precisamente o tempo que exige um investimento no SNS, que exige a transformação das suas estruturas para que possa responder às necessidades da população portuguesa, que necessita de cuidados covid e de cuidados não covid”.

Apontando que o Governo “tarda em ter qualquer proposta” sobre questões mais específicas da regulamentação da Lei de Bases e na criação do estatuto, Catarina Martins afirmou que o Bloco não deixará de “construir proposta com todos aqueles que querem defender o SNS”.

Lamentando que não tenha sido possível chegar a acordo no Orçamento do Estado, a dirigente do Bloco frisou que “é tempo de deixar as recusas e fazer os acordos que são essenciais para o país”.

“É fundamental um acordo para salvar o SNS, as próprias necessidades do país assim o exigem”, reforçou.

Termos relacionados #SomosTodosSNS, Política
(...)