Está aqui

“Não estamos condenados a ser a cauda da Europa no investimento no ensino superior”

O Bloco requereu a presença do Ministro da Ciência e do Ensino Superior no Parlamento para dar explicações sobre os problemas de financiamento e precariedade nas universidades. Bloquistas acusam o Governo e os reitores de estarem a boicotar a regularização de precários.
Foto do blogue viveraciencia.wordpress.com.

“O financiamento público ao ensino superior é o menos representativo na Europa e na OCDE. Não estamos condenados a ser a cauda da Europa nos valores que investimos na educação superior e no sistema científico”, afirmou o deputado do Bloco Luís Monteiro em declarações ao Expresso.

Os bloquistas têm vindo a denunciar o subfinanciamento no setor e acusam o Governo e os reitores de estarem a boicotar a regularização de precários.

“O PREVPAP [programa de regularização extraordinária dos vínculos precários na Administração Pública] está a ser boicotado. Governo e reitores combinaram, entre si, regras de análise dos requerimentos que não correspondem à verdadeira situação de precariedade vivida nas universidades”, avançou Luís Monteiro.

O deputado bloquista lembrou que António Costa elegeu no Congresso socialista como prioridade absoluta recuperar quadros qualificados e conter a sangria destes elementos para o exterior, sublinhando que o “PS tem aqui uma ótima oportunidade para provar que fala a sério”.

Há um mês, Manuel Heitor assinou o Manifesto Ciência Portugal 2018 a exigir ao governo  um “financiamento consistente e transparente”, Um “simplex” para a ciência e uma “política de contratação regular e coordenada”.

Termos relacionados Política
(...)