Está aqui

Myanmar: Terror, resistência e o que está em jogo

A oposição massiva ao golpe de Estado levou à criação do Movimento de Desobediência Civil que juntou jovens e trabalhadores. Uma estrutura independente de auto-organização da resistência que revela o papel da nova geração. Por Pierre Rousset.
Manifestação contra o golpe de Estado em Myanmar. Foto publicada em ESSF.
Manifestação contra o golpe de Estado em Myanmar. Foto publicada em ESSF.

Escrevo este artigo depois do sábado, 27 de março de 2021, data do tradicional Dia das Forças Armadas [1], inaugurado por um desfile militar digno de um 14 de julho francês na capital administrativa, Naypyidaw. Terá sido para comemorá-lo em grande estilo que os soldados fizeram uma saída de campo, matando pelo menos 102 pessoas, incluindo crianças e um bom número de adolescentes, batendo assim o recorde diário de mortes desde o golpe de Estado de 1 de fevereiro?

Mais uma vez, estamos face a uma ação concertada: de acordo com os números fornecidos pela AAPP [2], o exército utilizou fogo real em mais de 40 cantões em nove regiões, inclusive em áreas residenciais e em Rangum, a capital económica e a maior cidade do país. As pessoas que vivem em vários estados nacionais periféricos também não foram poupadas.

O Irrawaddy publicou numerosas fotos de (muito) jovens mortos em várias circunstâncias pelo exército. Zue Wint War, 15 anos, foi baleada em 14 de março na região de Rangum. A estudante do segundo ciclo morreu imediatamente após levar um tiro na cabeça durante uma rusga noturna na vila de South Dagon. A sua família fez circular a nota que ela deixou, que diz: “Se eu morrer numa manifestação, não recuperem o meu corpo, deixem-no lá. E continuem a lutar. Se a nossa revolução [triunfar], terei morrido feliz”.

A escalada da violência continua, inexoravelmente, pois pelo menos 423 pessoas já perderam suas vidas. Cerca de 3.000 outros foram presos desde 1 de fevereiro, 2.000 ainda se encontram detidos.

Uma política declarada de terror

A junta militar no poder tem a intenção de esmagar a resistência democrática custe o que custar em vidas humanas. Para isso, está a implementar uma verdadeira política de terror. Uma ditadura geralmente nega ou relativiza seus crimes, e a junta militar cumpre esta regra internacionalmente, mas dentro da Birmânia é uma história diferente. É claro que rotulará os manifestantes não violentos como amotinados perigosos, mas a sua linguagem também procura aterrorizar. “Apontamos para o chefe”, afirmam os soldados nos meios de comunicação social. O exército patrulha anunciando por altifalantes que “se construirem barricadas, serão abatidos”. Neste sábado terrível, durante o desfile militar, o General Min Aung Hlaing, líder do golpe e número um da Junta, ameaçou a população na televisão pública: “Aprenda a lição daqueles que morreram depois de levar um tiro na cabeça e nas costas… Não morra em vão… [3]”.

As escolas secundárias, universidades e hospitais, os centros do protesto, estão ocupados pelo exército. Os funcionários públicos e outros setores em greve estão ameaçados com severas represálias. Por se recusarem a obedecer às ordens da Junta, estas pessoas são expulsas das suas casas e forçadas a viver em condições precárias. A violação é usada como arma de guerra. Sob a ameaça das armas, os soldados forçam os habitantes dos bairros e aldeias a desmontar as barricadas rudimentares que haviam erguido. O tempo do confronto face a face terminou, quando a firmeza das pessoas reunidas era suficiente para deter o avanço das unidades repressivas.

Os jovens continuam a sair às ruas, mas se os seus escudos frágeis os protegem de balas de borracha, não têm nenhuma utilidade contra fogo real. Para que servem as fisgas, ou até alguns sabres, contra franco-atiradores e carros blindados? O exército estende inexoravelmente o seu domínio.

As minorias nacionais têm uma capacidade efetiva de autodefesa armada, mas nada disso existe no país Bamar (neste artigo, a palavra birmanês refere-se a toda a população do estado federal e Bamar ao grupo étnico maioritário que basicamente habita a bacia do rio Irrawaddy).

A lei marcial foi declarada nos bairros populares, dotando formalmente o comando militar de plenos poderes, incluindo o poder de ordenar execuções sumárias. Os bancos privados que se recusam a reabrir suas agências correm o risco de serem nacionalizados à força. A Junta anuncia que prenderá os proprietários de supermercados que se atrevam a fechar suas lojas. Os bens de organizações suspeitas de financiar a resistência, como a Fundação Soros, foram confiscados. O regime tenta assegurar o controle total das informações e comunicações; os jornais impressos independentes deixaram de poder ser publicados. Grandes operações militares foram realizadas mesmo em territórios de minorias étnicas, provocando as primeiras expulsões forçadas e massivas de populações. O país vive um estado de guerra.

A resistência continua

Apesar de tudo, o movimento de desobediência civil continua. A greve continua a paralisar parte da administração pública, bancos e empresas. Acontece que, em termos de serviços públicos, a operacionalidade do exército parece limitada, como o pessoal ferroviário (constituído por funcionários públicos) revelou: os soldados são incapazes até ao momento de fazer funcionar os comboios e o sistema ferroviário.

Os jovens continuam a sair às ruas e a desfraldar as cores da resistência. Realizam manifestações relâmpago, a pé ou sobre duas rodas, dispersando-se antes da chegada das forças repressivas (que utilizam brigadas motorizadas para intervir mais rapidamente). Há bairros que estão cheios de símbolos “anódinos”, mas que indicam a sua dissidência. São feitas operações “cidade-fantasma”, cidades mortas. Jornalistas e fotógrafos fundaram coletivos para informar o mundo, apesar das prisões e brutalidades a que esta profissão está sujeita. As mulheres fazem dispositivos caseiros com açúcar e nitrato de potássio que geram uma nuvem de fumaça que impede os soldados de mirar com precisão. Os funerais das vítimas são a ocasião para mostrar, levantando as mãos com três dedos estendidos (um sinal de apoio à luta democrática na região), o seu compromisso de continuar a luta até a vitória, ou seja, até porem um fim de uma vez por todas ao poder militar estabelecido em 1962.

A batalha de Hlaing Thar Yar marcou um ponto de viragem nos métodos de resistência. Hlaing Thar Yar é uma vasta zona industrial, localizada no noroeste de Rangum, onde a greve geral foi massiva [4]. Esta zona industrial desenvolveu-se sob a proteção da abertura económica que começou em 2011. Mais de 700.000 migrantes do interior trabalham lá: são pessoas de origem rural, 80% delas mulheres, que vivem em dormitórios e cabanas de bambu numa enorme favela. As fábricas têxteis surgiram como cogumelos e empregam a maior parte da força de trabalho. As suas exportações representam 30% do total do país. Sessenta por cento dos investidores são chineses, mas 75% dessa produção é destinada à União Europeia e ao Japão e está isenta de taxas alfandegárias na Europa.

Em Hlaing Thar Yar, as manifestações de rua continuaram até 14 de março. Naquele dia, os manifestantes foram vítimas de soldados armados com metralhadoras e atiradores de elite, que tinham como objetivo matar. Em resposta à repressão, o povo atacou as fábricas, incendiando-as (não sabemos quantas) e assim acertando contas com os chefes chineses que eram adeptos da sobre-exploração: sem casas de banho, longas horas de trabalho, proibição de sindicatos…

Algumas pessoas perguntam-se se esses incêndios foram ou não uma provocação para forçar a China a reagir, mas não há nada que pareça confirmar esta hipótese. O sentimento anti-chinês é evidente desde o início da resistência democrática, que censura o Partido Comunista Chinês (PCC) por exigir na ONU um diálogo impossível entre a junta e o Movimento de Desobediência Civil. A China também é o principal fornecedor de armas ao exército birmanês (junto com a Rússia) e – a influência comercial e política assim obriga – também as vende às minorias étnicas do norte, ao longo de sua fronteira, que lutam mais ou menos esporadicamente contra o exército federal (cujo nome oficial é Tatmadaw).

As peculiaridades do exército birmanês

A primeira pergunta que surgiu após o golpe de 1 de fevereiro foi esta: por que o exército decidiu dar este passo num país onde já controlava a maior parte do poder? Um pouco para garantir o futuro do General em Chefe Min Aung Hlaing, cuja idade se aproxima agora da aposentadoria, mas sobretudo para recuperar as rédeas do poder quando, após sucessivas derrotas eleitorais, a legitimidade política da Tatmadaw estava em declínio em benefício da Liga Nacional para a Democracia (NLD) de Aung San Suu Kyi, que venceu todas as eleições esmagadoramente. Os militares birmaneses escolheram fazer como Trump: nunca pensámos que isso acontecesse, por isso não aconteceu.

O poder dos militares não foi seriamente ameaçado em nenhum momento. Foi garantido pela Constituição de 2008, que legitimamente lhe assegura uma quota de 25% da legislatura (deputados não eleitos), ela própria uma minoria de bloqueio, já que qualquer emenda constitucional requer pelo menos 75% dos votos. Os principais ministérios da Defesa, Interior e Segurança de Fronteiras eram automaticamente atribuídos ao Tatmadaw. O Tatmadaw não estava sujeito a nenhum controle civil, mas podia evitar qualquer decisão que considerasse prejudicial para si. Em termos de orientação política geral, não houve desacordos com a NLD que justificassem uma rutura.

Afirmando sua legitimidade eleitoral, a NLD procurou modificar o desigual equilíbrio de poder, expandindo gradualmente os poderes do governo civil. Tomou muito cuidado para não questionar as fontes de enriquecimento dos generais e certamente não previu a violência de sua reação. O Tatmadaw finalmente decidiu pôr um fim à distribuição de prerrogativas. O golpe de 1 de fevereiro pôs fim à coexistência entre o exército e um governo eleito em eleições livres, o que inexoravelmente deu a maioria ao partido concorrente liderado pela conselheira de Estado Aung San Suu Kyi [5].

De modo mais geral, a Junta Militar fez frente à sociedade civil, que se desenvolveu após a abertura económica do país uma década antes: associações e sindicatos, direitos civis, etc. Se o Comité de Desobediência Civil (CDC) foi formado imediatamente após o golpe, não o foi apenas para protestar contra o derrube de um governo eleito, mas também porque as liberdades estavam diretamente ameaçadas – o precedente de 1988 [6] ainda estava fresco na memória.

A segunda questão levantada no exterior após o golpe foi precisamente esta: a geração de generais representada pelo Comandante-Chefe Min Aung Hlaing agiria com a mesma brutalidade que a que o precedeu ou seria mais moderada? A resposta não tardou a chegar: o Tatmadaw não mudou.

O Tatmadaw não pode mudar. Composto de pelo menos 350.000 homens, é um Estado dentro do Estado, uma forma de poder total, um mundo à parte. Atua como um ascensor social para jovens educados no culto do chefe, cujas famílias vivem em círculo fechado e os oficiais gozam de privilégios que os tornam uma casta sobreposta à sociedade (como é também o caso, aliás, de setores da burguesia globalizada). Foi construído um mito que faz deles os garantes dos interesses da nação. Mais prosaicamente, o corpo de oficiais extrai enormes lucros através do seu controlo da burocracia estatal e de dois grandes conglomerados, a Myanmar Economic Corporation (MEC) e a Myanmar Economic Holdings Limited (MEHL) [7], bem como do tráfico de pedras preciosas ou madeira. Em alguns casos constituem verdadeiros monopólios e cobrem numerosos setores: aviação, bancos e seguros, energia, produtos farmacêuticos, importação, construção, turismo, minas (especialmente jade), etc.

O exército concede autorizações e licenças em muitos setores de atividade. A economia caqui não é exclusiva da Birmânia, longe disso, mas neste país ela é particularmente difundida, dando origem ao capitalismo clientelista, um instrumento de corrupção e controle. O poder do Tatmadaw não está organizado apenas numa escala nacional, mas constitui também uma autoridade paralela que duplica, de cima para baixo, a administração civil, o que lhe confere, em cada nível, uma grande capacidade de influenciar a sociedade. Mesmo em tempos de crise, é aleatório esperar deserções significativas dentro dela (ao contrário da polícia, onde elas ocorreram). A experiência do passado torna-o confiante de sua capacidade de suportar, apesar do conflito e das sanções (relativas) internacionais.

As instâncias do budismo

Neste país budista, onde a ordem monástica está dividida em nove seitas, agrupando cerca de 500.000 monges, o clero há muito tempo mantém distância face aos protestos. Entende-se que as autoridades oficiais (a Sanga) não devem interferir nos assuntos políticos, mas na verdade não se abstêm de fazê-lo e tradicionalmente apoiam o regime estabelecido. Após 1 de fevereiro, o exército tentou, mais do que nunca, cortejar a hierarquia religiosa.

Contudo, os movimentos de referência budista podem cobrir todo o espectro político, dependendo dos períodos ou das questões em jogo.

Em 2007, a Junta Militar no poder na época decidiu aumentar os preços dos combustíveis sem aviso prévio, provocando uma crise social. Os militantes da geração de 1988, que se mobilizaram imediatamente, foram duramente reprimidos. Monges budistas e a sua organização clandestina, a Aliança de Todos os Monges Birmaneses, assumiram a liderança nas manifestações de massa. Por ocasião de outras mobilizações, noutras conjunturas ou sobre diferentes questões, o papel predominante foi desempenhado por uma extrema-direita budista fascista, como no caso da Organização para a Defesa da Raça e da Nação (Ma Ba Tha), que foi fundamental no genocídio dos Rohingyas.

Agora, sob pressão contínua do movimento de desobediência civil, a aliança conservadora das autoridades religiosas e do regime militar está a quebrar. Uma das figuras mais influentes, Sitagu Sayada, muito próxima do comandante-chefe, tem recebido infinitas críticas nas redes sociais. A sua seita, a Shwe Kyin, acabou por apelar aos militares para moderar a repressão. Monges pró-democracia agora levantaram as suas vozes, particularmente em Mandalay, a segunda cidade da Birmânia, onde vários mosteiros mostraram abertamente a sua discordância. Nesta cidade, todos os dias os monges lideram uma manifestação relâmpago, conscientes de que sua presença atua como um escudo protetor.

Ultimamente, o presidente do Comité Nacional da Sanga – uma estrutura criada pela Junta e composta por veneráveis nomeados por ela – anunciou que suspendia todas as suas atividades. Más notícias para a junta!

Impacto geopolítico

Se tivesse conseguido esmagar rapidamente o movimento de desobediência civil, é provável que a Junta se tivesse escapado no cenário internacional sem sofrer muitos danos. Em termos de investimento e comércio, a inserção da economia birmanesa é sobretudo regional: Singapura, China, Tailândia, Índia… (o primeiro país ocidental a figurar nesta lista é o Reino Unido). A regra de ouro da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) estipula a não-interferência nos assuntos internos dos países membros (esta associação é um clube de regimes autoritários). Esta é também a posição tradicional defendida pela China no Conselho de Segurança da ONU. Algumas empresas ocidentais (a companhia petrolífera francesa Total é um exemplo típico) têm um peso económico e financeiro considerável, mas são usadas para colaborar com ditaduras inescrupulosas.

Só que o movimento de desobediência civil não se extinguiu e mudou as regras do jogo diplomático. A atitude da China demonstra isso. Em tempos normais, ter-se-ia contentado em opor-se, juntamente com a Rússia, a qualquer interferência nos assuntos internos da Birmânia no Conselho de Segurança da ONU (a imprensa chinesa havia inicialmente descrito o golpe de Estado como uma grande remodelação ministerial). Desta vez, ela opôs-se à condenação da Junta pelo Conselho, mas teve que aceitar a expressão de grande preocupação do Conselho e a sua exigência de libertação imediata de todos os presos e o levantamento das restrições aos jornalistas e ativistas.

De modo mais geral, Pequim tem que conciliar interesses em conflito, o que é muito difícil em tempos de crise aguda. Aung San Su Kyi tinha excelentes relações com o presidente chinês Xi Jinping; hoje ela está na prisão e foi anunciada uma acusação por alta traição. O PCC considera os territórios fronteiriços, ocupados no norte por minorias nacionais, como parte do seu perímetro geo-estratégico de segurança e vende-lhes armas. Por outro lado, precisa assegurar os investimentos muito importantes feitos na Birmânia, o que requer um acordo com os militares no poder. O acesso ao Oceano Índico é um objetivo importante e o corredor birmanês (além do corredor paquistanês) oferece-lhe um. Nessas condições, provavelmente dará prioridade à, por ora inexistente, estabilidade do país.

Não há amor de perdição entre Pequim e o Tatmadaw, que é profundamente anti-comunista (o Estado chinês já não é comunista, mas não está claro se os generais birmaneses se deram conta disso). Porém, em tempos conturbados, os golpistas podem contar com o apoio mais ou menos entusiástico da China, Rússia, Vietname e Camboja. Estes países estavam representados na tribuna durante a celebração do Dia das Forças Armadas, Pequim, um pouco mais discretamente do que Moscovo. A Junta nomeou um governo que inclui personalidades civis birmanesas conhecidas pelas suas ligações com o PCC (no campo da cooperação económica e cultural). Uma jogada provavelmente destinada a facilitar a implantação do escudo protetor chinês.

Parece que Xi Jinping não tem nada a ver com o golpe de Estado de 1 de fevereiro (poderia tê-lo impedido?), mas é certo que a Junta Militar usou a cartada chinesa como um trunfo, o alimentou o seu extremismo. Assim, pode contar com os seus dois principais fornecedores de armas, China e Rússia.

As sanções

Algumas sanções pós-golpe têm efeitos danosos, como o congelamento pelo Presidente dos EUA Joe Biden da transferência de mil milhões de dólares do Banco Federal dos EUA para a Birmânia. Outras mostram o que poderia ser feito e são um incentivo à solidariedade internacional, que no contexto atual pode ser eficaz. De modo geral, porém, as medidas visam apenas os membros da Junta ou as vendas destinadas às forças repressivas; não afetam o poder económico do Tatmadaw e não se aplicam por enquanto às principais empresas que fazem comércio com o Estado e a economia de caqui.

Desde 2017 e da perseguição aos Rohingya tem havido um êxodo de empresas da Birmânia, começando com o fabricante de cimento LafargeHolcim. Esta empresa franco-suíça anunciou no verão de 2020 a liquidação de sua filial birmanesa, quando foi citada no relatório de peritos independentes da ONU entre as empresas com vínculos contratuais ou comerciais com os militares. A cervejaria japonesa Kirin anunciou no início de fevereiro que planeava encerrar as suas relações com as forças armadas birmanesas (opera duas cervejarias locais). A União Europeia, no entanto, está atrasada nesta questão, assim como as empresas francesas, em particular.

O grupo hoteleiro Accor faz papel de inocente, mantendo uma parceria com um conglomerado caqui na construção de um hotel cinco estrelas com 366 quartos em Rangum, o Novotel Yangon Max. O seu parceiro é o Grupo Max Myanmar, uma entidade que ajudou os militares a construir uma infraestrutura que impede o retorno da população Rohingya às suas terras no Estado de Rakain (Arakan) após as perseguições de 2017, que levaram ao seu êxodo. Em 2019, especialistas independentes da ONU concluíram uma investigação afirmando que o parceiro da Accor seria objeto de uma investigação criminal que poderia levá-lo ao tribunal por ter contribuído para um crime contra a humanidade. Nada menos que isso!

A Total, por sua vez, tem explorado parte do campo de gás Yadana ao largo da costa birmanesa desde 1992. Em 2020, o presidente birmanês concedeu à Moattama Gas Transportation Co, a subsidiária do grupo internacional Total registada nas Bermudas, o prémio para o maior contribuinte na categoria de empresas estrangeiras no ano fiscal de 2018-2019. Em geral, o Total é a principal, ou uma das mais importantes fontes de financiamento do Estado birmanês, tendo transferido 257 milhões de dólares (213 milhões de euros) para este em 2019. De agora em diante, como denuncia a ONG Justiça para Mianmar, “os investidores estrangeiros financiarão um regime militar brutal e ilegítimo, como já era o caso antes de 2011”. O CPHR, que representa a continuidade do parlamento eleito e, portanto, a autoridade legal do país, exigiu que a Total deixasse de pagar qualquer dinheiro à Junta e ao exército. Ao recusar-se a fazê-lo, a Total está a apoiar o golpe de Estado.

O Canal+ (grupo televisivo francês, uma subsidiária da Vivendi) possui uma holding registada em Singapura. Esta transmite em particular o canal de televisão pública Myanmar Radio and Television (MRTV) e alega ser tecnicamente incapaz de removê-lo de sua programação (o que o Facebook fez). As agências de viagens on-line Hotels.com e Oui.sncf continuam a oferecer estadias na Birmânia num hotel à beira-mar de propriedade do filho do General Min Aung Hlaing. Outras empresas francesas estão a tentar penetrar no mercado birmanês de segurança cibernética e sistemas de identificação biométrica. De facto, o número de empresas francesas e europeias ligadas na Birmânia ao Estado ou à economia caqui é bastante significativo. Não devem deixá-los continuar os seus negócios discretamente.

A União Europeia e as sanções

A União Europeia está entrincheirada numa definição restrita de sanções. De acordo com um diplomata, os ministros das Relações Exteriores dos 27 estados-membros da UE declararam em 22 de fevereiro que estavam “prontos para tomar medidas restritivas contra os diretamente responsáveis pelo golpe militar e os seus interesses económicos. As sanções só podem afetar determinadas administrações ou indivíduos, militares ou não, mas primeiro é preciso reunir provas e estabelecer uma base legal para essas sanções” [8]. Como sublinha Sophie Brondel, da associação Info Birmanie, “não são apenas os militares, cujas economias são, em muitos casos, depositadas em Singapura, mas também as grandes empresas que reforçam o seu poder, que devem ser sancionadas”.

Bamars e minorias nacionais

A entrada em cena de uma nova geração militante, a chamada Geração Z, muito jovem (estudantes do segundo ciclo), e a força do movimento de desobediência civil permite repensar a questão crucial das relações entre os Bamars, no centro do país (68% da população), e as minorias nacionais, na periferia. As autoridades birmanesas, incluindo a Liga Nacional para a Democracia (LND), nunca promoveram planos de desenvolvimento comuns. O nacionalismo étnico Bamar é muito forte, assim como o sentimento de alienação em relação aos grupos étnicos, muitos deles armados, que povoam as áreas de fronteira. A questão do federalismo nunca foi resolvida, ainda que o nome oficial do país seja União da Birmânia ou República da União de Mianmar. As relações entre o regime militar e os Estados minoritários são moduladas principalmente por acordos de paz ou de cessar-fogo flutuantes, dependendo das circunstâncias e das prioridades do regime.

De modo geral, as autoridades oficiais (parlamentos) dos estados nacionais permaneceram esperançosas face ao golpe de Estado de 1 de fevereiro. Por outro lado, em quase todos os lugares houve manifestações espontâneas contra o golpe militar, e uma parte da juventude, em particular, identifica-se com o movimento geral de desobediência civil.

O Estado Karen (ou Estado Kayin), ao longo da fronteira tailandesa, é o que mais se opõe à ditadura. A 5ª Brigada da União Nacional Karen (KNU) é um dos maiores grupos armados do país e declarou-se imediatamente pronta para acolher e proteger os membros clandestinos da CPHR. Grandes combates irromperam, com o exército birmanês bombardeando o distrito de Papun. Mais de 10.000 pessoas tinham fugido das suas aldeias, algumas das quais procuraram refúgio na Tailândia, apesar de este país as ter rejeitado.

No Estado de Kachin, no extremo norte e na fronteira com a Índia e a China, o Exército da Independência de Kachin atacou um posto de retaguarda do exército birmanês em retaliação ao assassinato, pelo exército, de manifestantes do Movimento de Desobediência Civil (MDC). Na cidade de Shwegu, mais de 400 funcionários públicos, incluindo polícias, estão alegadamente envolvidos no movimento.

Em Arakan (Estado Rakain), a Junta Militar retirou o Exército Arakan (AA) da lista de organizações terroristas e declarou um cessar-fogo. Entretanto, o AA ameaça não respeitá-la se o exército continuar a atacar a oposição democrática no seu território. O mesmo acontece moutros estados minoritários. As forças de autodefesa permanecem em prontidão, mas reagem quando o exército mata os manifestantes.

Para as minorias nacionais, a questão do federalismo é crucial. Nestes tempos conturbados, a LND comprometeu-se (finalmente) a tomar este assunto em consideração. Se este compromisso se materializar, provocará uma mudança profunda na situação geopolítica dentro da Birmânia. Caso contrário, certas minorias ameaçam exigir independência.

A China pesa ainda muito sobre a posição dos estados fronteiriços do norte. Quanto à Junta Militar, faz o seu melhor para cooptar as elites sociais das minorias a fim de fortalecer laços com elas. Está a ocorrer uma luta complexa, cujo resultado ajudará a moldar o futuro do país. É de esperar que a história dramática (e muito específica) da longa perseguição e genocídio em 2017 da população Rohingya de maioria muçulmana, localizada no Estado de Rakain (Arakan), se torne finalmente conhecida pelas gerações mais jovens.

Uma nova situação política e o imperativo da solidariedade

A oposição maciça ao golpe de Estado de 1º de fevereiro levou à criação do Movimento de Desobediência Civil, que originalmente incluía os trabalhadores dos cuidados e a Geração Z, cuja mobilização foi imediata, assim como sindicalistas como a confederação CTUM, que exigiu uma greve geral a 8 de fevereiro. Ela constitui uma estrutura de auto-organização da resistência que não está subordinada à LND. A sua rápida criação mostra até que ponto um novo período se abriu na Birmânia, trazendo consigo uma experiência fundacional para a geração mais jovem.

No país Bamar, as mobilizações são frequentemente realizadas em nome da legitimidade eleitoral da LND de Aung San Suu Kyi (75 anos), mas o MDC é uma estrutura independente deste partido e em alguns lugares a resistência democrática tem que se organizar em condições adversas. Tudo isso afetará as relações entre a LND e a população. Como e até que ponto?

Para aqueles que não conhecem o país em profundidade (como é meu caso), é difícil desvendar toda a complexidade da situação. No entanto, os elementos principais parecem claros. Em nenhum outro país vemos neste momento uma ditadura tão mortífera tentando esmagar uma resistência democrática tão excecionalmente ampla. Uma situação que implica um dever imperativo de solidariedade. Por seu lado, a associação ESSF fornece no seu site informações contínuas sobre a evolução da situação e lançou um apelo à solidariedade económica. Infelizmente, deve-se reconhecer que a solidariedade na França fica muito aquém do que é possível e necessário, sendo o Nouveau Parti Anticapitaliste (NPA) uma das poucas organizações que têm atuado neste campo.


Texto publicado publicado no site do Instituto Lauro Campos, traduzido a partir da versão publicada no Viento Sur. Editado pelo Esquerda.net para português de Portugal.


Notas

1/ Trata-se da comemoração da revolta contra o ocupante japonês em 1945.

2/ Association for the Assistance of Political Prisoners, uma ONG local que regista o número de mortes desde o golpe de estado, publicado pelo jornal online The Irrawaddy.

3/ Citado por Bruno Philipp, Le Monde, 27/03/2021.

4/ O Comité de Desobediência Civil foi formado imediatamente após o golpe de Estado de 1º de fevereiro e o apelo para uma greve geral foi lançado em 8 de fevereiro, nomeadamente pela confederação sindical CTUM.

5/ Oficialmente conselheira de Estado, Suu Kyi era a chefe de estado de facto, mas não podia ser chefe de estado de jure porque os militares tinham incluído uma cláusula constitucional – dirigida contra ela – segundo a qual este cargo não poderia ser ocupado por alguém cujo cônjuge ou filhos fossem estrangeiros, como era o caso de seu marido.

6/ Naquele ano, houve uma crise muito semelhante à que vivemos hoje, na qual a oposição democrática foi esmagada num banho de sangue: cerca de 3.000 pessoas foram mortas em três meses.

7/ Segundo um relatório da Amnistia Internacional, a MEHL distribuiu, entre 1990 e 2011, 18 mil milhões de dólares em dividendos ao pessoal militar ativo e aposentado.

8/ Citado por Bruno Philip e Julien Bouissou, Le Monde, 03/03/2021.

Termos relacionados Internacional
(...)