Está aqui

Myanmar: Milhares de pessoas manifestaram-se em várias regiões

Este domingo realizaram-se grandes manifestações em várias regiões de Myanmar. Organizadores dos protestos apelam a uma “primavera revolucionária”. Repressão militar matou sete pessoas hoje.
Marcha de protesto contra o golpe militar realizada a 2 de maio de 2021 – Foto de Ritchie B. Tongo/EPA/Lusa
Marcha de protesto contra o golpe militar realizada a 2 de maio de 2021 – Foto de Ritchie B. Tongo/EPA/Lusa

Segundo a RFI, as manifestações deste domingo decorreram em várias regiões, três meses após o golpe de Estado da junta militar.

Desde fevereiro e apesar da repressão brutal do regime militar, as manifestações são quase diárias um pouco por todo o país, há uma ampla campanha de desobediência civil e milhares de trabalhadores em greve, que paralisiam setores inteiros da economia. Os opositores que passaram à clandestinidade formaram um governo de resistência. Aung San Suu Kyi continua em prisão domiciliária, desde o golpe militar que destituiu o seu governo.

Este domingo, na manifestação realizada em Rangum, houve setores a apelar a uma “primavera revolucionária”. Jovens juntaram-se bem cedo na zona central da capital antes de desfilarem rapidamente nas ruas e de dispersarem para evitar o confronto com as forças de segurança.

Perante os protestos muito participados, os militares abriram fogo contra os manifestantes e mataram sete pessoas. Segundo o The Guardian, duas pessoas foram mortas em Wetlet, outras duas no estado de Shan e outra na cidade de mineração de jade de Hapakant.

O jornal britânico refere que desde o golpe militar também se tem intensificado a guerra com insurgentes de minoria étnicas oprimidas, do norte e do leste do país. Em alguns locais, civis com armas rudimentares têm enfrentado as forças de segurança.

A emissora estatal anunciou, no boletim noturno deste sábado, que se registaram 11 explosões nas últimas 36 horas. “Alguns manifestantes têm posto ou lançado bombas artesanais contra prédios do governo ou na via pública”, referiu a emissora.

Segundo a Associação de Assistência aos Presos Políticos as forças de segurança já mataram 759 manifestantes desde o golpe militar.

Termos relacionados Internacional
(...)