Mulheres na música: novo podcast estreia quinta-feira

Mural Sonoro, da autoria de Soraia Simões, é um podcast semanal “sobre mulheres na música, papéis, reportórios de luta e resistências”, e publicará cerca de 50 entrevistas.
Mural Sonoro, o novo podcast de Soraia Simões.

“São entrevistas ao correr de ideias sobre música com sociedade, história contemporânea e das ideias políticas dentro. Passam por estas conversas cerca de 50 intervenientes: directoras musicais, intérpretes, compositoras, investigadoras, museólogas, entre outras, cujos percursos e desempenhos se têm destacado neste campo diverso e com características próprias e outras que são transversais”, diz Soraia Simões na apresentação deste projeto semanal, sempre à quinta-feira.

Esta série de entrevistas com cerca de 30 minutos pretende também “revelar como o “feminino” e o “masculino” se projetam e se constroem através do discurso musical, tanto ao nível das estruturas composicionais, dos arranjos instrumentais e vocais, bem como no plano das letras das canções ou das suas performances”, sublinha a autora.

A ideia do podcast surgiu durante a investigação de Soraia Simões acerca do início do RAP em Portugal, pelo modo como as mulheres “se apresentaram e representaram no universo musical e cultural português pautado por uma masculinização dos sectores de produção e recepção, nos quais os homens continuam a ser maioritários”. A partir daí, nasceu a vontade de “de estender esse debate acerca dos papéis e reportórios de luta, lugares de fala e de resistência das mulheres a vários universos da música (popular e clássica) e com vários sujeitos”, diz a autora que dirige a Associação Mural Sonoro desde 2014 e é investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea (IHC) da FCSH da Universidade Nova de Lisboa desde Fevereiro de 2015.

O podcast Mural Sonoro pode ser subscrito no iTunes ou no Soundcloud e tem estreia marcada para esta quinta-feira, 12 de julho.