Garraiadas: decisão dos estudantes pode não ser respeitada

Apesar de a esmagadora maioria dos estudantes ter dito “não” à organização de garraiadas no programa oficial da Queima das Fitas de Coimbra, o movimento “Coimbra dos Estudantes” afirma que irá continuar a organizar o evento, independentemente da decisão final do Conselho de Veteranos.
Movimento afirma manter garraiadas em Coimbra
No referendo, 70,7% dos alunos que participaram na consulta optaram pelo "Não". Foto de Maique Martens/Flickr.

Embora a esmagadora maioria dos estudantes de Coimbra tenham dito não às garraiadas, o movimento “Coimbra dos Estudantes” lançou um comunicado onde assume ir realizar a garraiada na Queima das Fitas deste ano.

"O movimento "Coimbra dos Estudantes" está determinado em manter a tradição da academia coimbrã e garante que vai organizar a Garraiada durante a Queima das Fitas, mesmo que o Conselho de Veteranos decida excluir este evento com 115 anos de história", diz o documento.

No referendo consultivo conduzido na Universidade de Coimbra, com a pergunta "Deve o evento garraiada continuar no programa oficial da Queima das Fitas?", a esmagadora maioria dos estudantes respondeu “não”. 70,7% dos alunos que participaram na consulta optaram pelo "Não", com o "Sim" a não ir além dos 26,7%.

Caberá agora ao Conselho de Veteranos tomar a posição final sobre uma matéria que tem gerado polémica no meio estudantil. Porém, o movimento “Coimbra dos Estudantes” já esclareceu que irá realizar a garraiada independentemente da decisão que o Conselho de Veteranos vier a tomar.

O "Coimbra dos Estudantes" explica que "estão duas opções em cima da mesa: continuar a realizar a garraiada na Figueira da Foz ou o regresso da garraiada à cidade de Coimbra. Uma coisa é certa, os estudantes poderão continuar a viver a cultura e tradição da Universidade de Coimbra, com a inclusão da Garraiada".

A Queima das Fitas do Porto já tinha optado, em 2016, por suspender a garraiada académica, justificando a decisão com a falta de adesão dos estudantes e pela queda da tradição tauromáquica.

Termos relacionados Sociedade