Morreu Rui Nabeiro

19 de março 2023 - 10:09

Empresário do setor do café, ex-presidente da Câmara de Campo Maior, ex-presidente do Campomaiorense, Rui Nabeiro tinha 91 anos.

PARTILHAR
Rui Nabeiro. Foto de António Cotrim/Lusa.

Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu a 28 de março de 1931 em Campo Maior. Faleceu este domingo aos 91 anos em Lisboa segundo fontes familiares.

Rui Nabeiro começou a trabalhar aos doze anos e criou uma das empresas mais conhecidas do país, a Delta Cafés. Da mercearia de família, à ajuda na torrefação de café da família, cresceu em tempos de contrabando na raia alentejana e da guerra civil no outro lado da fronteira. Com a morte do pai, passou a dirigir a torrefação da família, juntando-se com os tios na Torrefação Camelo e expandido o negócio para Espanha.

Em 1961, funda a marca própria que o fará conhecido, a Delta Cafés, que deixa de ser um negócio local e passa ter presença rapidamente em Lisboa (em 1963) e no Porto (em 1964). Foi alargando depois os seus interesses a outros negócios ao longo do tempo.

Para além do negócio e do envolvimento no campo desportivo, como presidente e mecenas do Sporting Clube Campomaiorense, Rui Nabeiro foi também uma figura política. Presidente de Câmara duas vezes antes do 25 de Abril, em 1962 e 1972, abandonando o cargo ambas as vezes alegando incompatibilidades com outros responsáveis políticos. Depois da revolução dos cravos, ocupou o mesmo cargo, tendo concorrido pelo Partido Socialista, entre 1977 e 1986.

Nesse ano, foge para Espanha devido a uma mandato de captura do Ministério Público por crimes de fraude fiscal e associação criminosa para não pagar a taxa de importação de café importado dos Países Baixos. Regressará depois, recorrendo da decisão. O caso encerrar-se-á em 1990 sendo ilibado dos crimes.

Em 1995, Mário Soares atribui-lhe o grau de comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial Classe Industrial. Depois, em 2006, Jorge Sampaio junta o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

O Bloco de Esquerda enviou condolências à família.

Termos relacionados: Sociedade