Morreu Alfredo Tropa, realizador da série documental "O Povo que Canta"

Morreu o realizador português Alfredo Tropa, autor de vários documentários e programas de televisão como por exemplo “O Povo que Canta”, que dirigiu com Michel Giacometti. Alfredo Tropa faleceu este domingo, aos 81 anos.
Alfredo Tropa
Foto de Paulo Trancoso | Facebook da Academia Portuguesa de Cinema

A Academia Portuguesa de Cinema anunciou, através das redes sociais, o falecimento do realizador Alfredo Tropa, aos 81 anos. “Deixou-nos hoje o Alfredo Tropa. Realizador de inúmeros documentários e programas de televisão, especialmente para a RTP onde trabalhou durante muitos anos, contribuiu também para o cinema português com a realização várias curtas metragens, e algumas longas, de que se destacam, "Pedro Só" (1972) e "Bárbara" (1980)”, refere a nota.

Informam ainda que “Alfredo Tropa seria, e será, um dos homenageados com o Prémio Sophia de Carreira 2020, celebrando assim a academia, os 50 anos do nascimento do Centro Português de Cinema. Para a sua família, especialmente para a sua esposa e companheira, a realizadora Teresa Olga, as nossas sentidas condolências”.

Deixou-nos hoje o Alfredo Tropa. Realizador de inúmeros documentários e programas de televisão, especialmente para a RTP...

Publicado por Academia Portuguesa de Cinema em Domingo, 5 de julho de 2020

De acordo com a Lusa, Alfredo Tropa nasceu no Porto em 1939 e estudou na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra onde deu os seus passos iniciais no movimento cineclubista e realizou a sua primeira curta, “Inundações”, em 1960.

Foi para Paris em 1961, através de uma bolsa do Fundo do Cinema Nacional. Estagiou na televisão francesa e regressou a Portugal para ser um dos fundadores da Média Filmes. Também é um dos fundadores do Centro Português de Cinema e um dos primeiros realizadores a ser apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Deu início a sua carreira como assistente de realização nos filmes fundadores do Cinema Novo, como “Mudar de Vida” de Paulo Rocha.

Entrou nos quadros da RTP em 1968 e foi o realizador que acompanhou a investigação do Michel Giacometti e do Fernando Lopes-Graça por todo o país. Este trabalho teve como nome “O Povo que Canta”. Em 2000, o Presidente Jorge Sampaio agraciou-o com o grau de Comendador da Ordem do Infante D.Henrique.

Termos relacionados Sociedade