Mineiros da Panasqueira continuam greve por aumento salarial

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira anunciou que, face “à ausência de respostas” da administração da empresa para o aumento de salários, os trabalhadores das Minas da Panasqueira, na Covilhã, decidiram continuar a sua greve. Notícia do Interior do Avesso.
Minas da Panasqueira. Foto de Paula Nunes.

Segundo notícia da Rádio Cova da Beira, o pré-aviso de greve apresentado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira abrange o período entre os dias 24 de Maio e 12 de Junho, incluindo a paralisação de duas horas diárias e ao trabalho suplementar.

Salários e condições de salário dignas, exercício do direito à formação profissional certificada e a realização dos exames médicos periódicos são as reivindicações desta greve.

Está neste momento a decorrer, com início a 26 de abril e final a 8 de maio, uma greve nos mesmos moldes, mas que não obteve resposta às reivindicações apresentadas.

Os mineiros da Panasqueira exigem aumentos salariais de 50 euros por cada trabalhador. A empresa que detém a exploração, propriedade do grupo Almonty, é a Beralt Tin and Wolfram Portugal e começou por oferecer 0,5% no salário base, tendo depois subido para 0,75%, acrescido de outros aumentos nos subsídios, de acordo com a RCB.

Notícia do Interior do Avesso.

Termos relacionados Sociedade