Milhares nas ruas de Barcelona pela libertação de presos políticos

750 mil pessoas sairam à rua em Barcelona para defender a liberdade dos líderes políticos acusados de rebelião. Manifestação recolheu o apoio de vários sindicatos e associações.
Milhares nas ruas de Barcelona pela libertação de presos políticos
Foto de Twitter.

Sob o lema “Pelos direitos e liberdades, pela democracia e coesão, queremo-los em casa!”, foram milhares as pessoas que sairam hoje à rua em Barcelona pela libertação dos líderes políticos acusados de rebelião e a reclamar a abertura do diálogo político.

“Liberdade para os presos políticos”, gritaram os manifestantes, nas ruas da capital da região da Catalunha.

Milhares de manifestantes levavam ao peito uma fita amarela em solidariedade para com os separatistas detidos. Recentemente, o ministro da Justiça, Rafael Catala, considerou este sinal “insultuoso”, argumentando que essa mensagem tenta dizer que  “há presos políticos na prisão em Espanha quando há é políticos presos”.

A manifestação foi convocada por uma plataforma criada em março para "defender as instituições catalãs" e "os direitos e liberdades fundamentais" dos cidadãos. Os sindicatos Comisiones Obrerase e UGT juntaram-se aos protestos, bem como as associações separatistas Assemblea Nacional Catalana e Omnium.

À comunicação social, Camil Ros, secretário-geral da UGT na Catalunha, afirmou que esta “não é uma manifestação independentista”, chamando a atenção para a necessidade de “construir pontes” para um problema que deve ser resolvido "através do diálogo e da política”.

“Estamos aqui hoje novamente para tentar reivindicar a construção de espaços de coesão e coexistência na Catalunha, para construir uma democracia mais forte e trabalhar contra os elementos da repressão e da regressão democrática das decisões que estão a ser tomadas política e legalmente”, disse ao El Pais Javier Pacheco, secretário geral da CC OO da Catalunha.

A organização afirma que estiveram presentes 750 mil pessoas. Já a Guardia Urbana afirma que estiveram 315 mil manifestantes. Ainda de acordo com a organização, vieram mais de 957 autocarros de todo o território catalão.

Termos relacionados Internacional