“Considerando a atuação das forças de segurança, na passada noite de 28 de novembro, que condicionou a circulação dos dois deputados Pedro Filipe Soares e Bruno Dias, em solidariedade com os trabalhadores e trabalhadoras dos CTT em greve, estendendo-se o condicionamento aos grevistas, que já denunciaram o carácter inusitado da intervenção”, lê-se no requerimento aprovado esta quarta-feira.
“Não temos condições para permitir que sejam ultrapassados os direitos dos deputados”, defendeu a deputada do Bloco Cecília Honório, durante a sua intervenção na Comissão de Assuntos Constitucionais.
A deputada referia-se não só à questão das restrições à circulação dos deputados, mas também aos “inúmeros” testemunhos dos trabalhadores em greve sobre a “intervenção desproporcionada” da polícia que chegaram ao conhecimento do Bloco.
O requerimento apresentado pelo PCP, para o mesmo efeito, também foi aprovado por unanimidade.