Está aqui

Miami, Estados Unidos

Viva cada palmeira ao longo da Ocean Drive, as suas folhas aceitam a brisa, recebem-na com uma espécie de dança! Viva os óculos de sol e tudo o que são capazes de refletir! Vivam as veredas que levam à praia e que, ao fim do dia, trazem da praia, como se a derramassem pela cidade! Por José Luís Peixoto, no seu blogue de viagens.
José Luís Peixoto em Miami. Foto de Patrícia Santos Pinto.
José Luís Peixoto em Miami. Foto de Patrícia Santos Pinto.

Viva cada palmeira ao longo da Ocean Drive, as suas folhas aceitam a brisa, recebem-na com uma espécie de dança! Viva os óculos de sol e tudo o que são capazes de refletir! Vivam as veredas que levam à praia e que, ao fim do dia, trazem da praia, como se a derramassem pela cidade!

 

 

Os Maseratti e os Ferrari circulam devagar, são como gaivotas a planar sobre a areia branca, sobre o mar azul-turquesa, não têm pressa de nada, a vida é longa e enorme, seremos jovens para sempre. Os skates e os patins em linha vão para um lado, poderiam ir para o outro, pouco importa para onde seguem, apenas querem continuar. Nós vamos de bicicleta, pedalamos longamente, cada volta das nossas pernas é branda, desenhamos círculos brandos. Sabemos que todo o movimento de Miami Beach depende das nossas pedaladas lentas. Somos nós que damos marcha aos carros descapotáveis, às pessoas que correm ao longo da praia, aos helicópteros que cruzam o céu.

A propósito do céu, é azul, tão intensamente azul, com tons de azul a dissolverem-se sobre outros tons de azul. Tão bom repetir a palavra azul vezes e vezes, nenhuma preocupação. As fachadas destas casas conhecem esse prazer, brancas e pastel, cores desbotadas como o fim de tarde, como qualquer hora de sol, e há sempre sol.

Em castelhano ou em inglês, há um silêncio pousado sobre a paisagem que deseja bom dia a todos. Houve um caminho que nos trouxe até aqui, foi feito de tanto, haverá um caminho que continuará por onde ainda não sabemos, quase de certeza será também feito de tanto, mas agora estamos aqui. Avançamos devagar nestas bicicletas, equilibramo-nos nelas e celebramos a leveza destes sorrisos.

Viva o gelo picado das margaritas, a derreter devagar sobre as mesas das esplanadas! Vivam os nachos, cada aresta de triângulo mergulhada em guacamole! Vivam as cadeiras de ferro branco, oferecem paz. Vivam os chapéus de sol, abertos para o céu, a florirem!

 

Temos livros para ler. Temos música. Temos cabelos que aceitam a brisa, como as folhas das palmeiras ao longo da Ocean Drive. Merecemos o sorriso desta hora. A vida é longa, tem antes e depois, tem todas as estações, tem instantes absolutamente opostos a este, mas agora estamos aqui. Estamos aqui. Viva a vida! Viva tudo o que virá! Amanhã será um dia inesquecível, estamos a construí-lo agora

Texto de José Luís Peixoto

Fotos de Patrícia Santos Pinto

Termos relacionados Comunidade
(...)