México vai a votos em eleições históricas

O México vai hoje a votos em eleições presidenciais históricas em que o candidato de esquerda Andrés Manuel López Obrador surge como o grande favorito face aos partidos tradicionais.
México vai a votos em eleições históricas
Foto de Eneas de Troya/Flickr.

Os mexicanos vão hoje a votos naquelas que estão a ser consideradas as maiores eleições da história do país e que contam com Lopez Obrador, candidato de esquerda, na liderança das sondagens com 54% das intenções de voto.

Os três assuntos centrais nestas eleições presidenciais são a segurança, a corrupção e a pobreza. Uma sondagem deste ano indica que 64% dos mexicanos não considera que o governo esteja a fazer o suficiente para combater a corrupção, relevando igualmente um descontentamento com uma classe política que se tornou sinónimo de corrupção e impunidade. Em termos de pobreza, são mais de 50 milhões os mexicanos que vivem abaixo da linha de pobreza, num país onde 1% dos habitantes detêm mais de um terço da riqueza.

2017 foi também o ano mais violento registado no país, com 2018 a preparar-se para ultrapassar o recorde; só no mês de maio registou-se uma média de quatro homicídios por hora. Também esta campanha eleitoral foi marcada pela violência: os últimos números divulgados dão conta do homicídio de 133 políticos e ativistas.

Quem é López Obrador, o candidato progressista que lidera as sondagens no México?

Sumário da Home:

Com propostas nacionalistas e de distribuição de renda, o candidato pode representar uma mudança na vida política mexicana. Artigo de Fania Rodrigues.

Lead:

A poucos dias das eleições gerais no México, que serão realizadas no dia 1 de julho, Andrés Manuel Lopez Obrador, do partido Morena (Movimento de Regeneração Nacional), desponta como favorito para ocupar a presidência, com mais de 20% de vantagem sobre o segundo colocado, Ricardo Anaya, do PAN (Partido da Ação Nacional), que representa a segunda força política do país, atrás apenas do PRI (Partido Revolucionário Institucional), do atual presidente Enrique Peña Nieto.

Thumbnail Image:
Main Image:

Lopez Obrador, ex presidente da Cidade do México, está à frente das sondagens com promessas de pôr fim à corrupção e à pobreza e combater as máfias instaladas no país.

“[A corrupção] é a principal causa da desigualdade social e económica - e a violência sentida também tem origem nela”, disse Obrador, mais conhecido como Amlo. “Iremos ver-nos livres do cancro que é a corrupção e que está a destruir este país”.

A eleição de Obrador, candidato pela coligação dirigida pelo Movimento Regeneração Nacional (Morena), e naquela que é a sua terceira tentativa de ocupar a presidência, parece quase garantida. As mais recentes sondagens colocam-no vinte e dois pontos à frente de Ricardo Anaya, candidato da coligação “Pelo México à Frente”, de direita e centro esquerda.

A acontecer, esta vitória será histórica num país que desde 1988 gira em torno de três formações, o Partido Revolucionário Institucional (PRI, centrista), o Partido Ação Nacional (PAN, direita) e o Partido da Revolução Democrática (PRD, centro-esquerda).

Termos relacionados Internacional