Metro de Lisboa em greve no domingo

Os trabalhadores do Metro de Lisboa vão cumprir 24 horas de greve no domingo, dia 26 de junho. Lutam por aumentos salariais e contra a falta de condições de trabalho.
Metro de Lisboa em greve no dia 26. Fotografia: Paulete Matos

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) anunciou que os trabalhadores do Metro de Lisboa vão estar 24 horas em greve, entre as 00h00 e as 24h00 de domingo, dia 26 de junho. “As perturbações no serviço devem começar ainda no sábado”, afirmou Sara Gligo, da estrutura sindical, em declarações à agência Lusa.

Esta greve estava prevista já há várias semanas e os trabalhadores optaram por mantê-la, apesar da anunciada contratação de 58 trabalhadores, uma vez que existem diversas outras reivindicações em cima da mesa.

“A contratação de trabalhadores por si só não resolve todos os problemas. Paralelamente a este processo negocial decorre o processo de negociação coletiva para este ano, no qual a empresa, para reduzir o conflito, apresentou mais um ano de vigência do Acordo de Empresa”, contou a sindicalista. Em causa está também a luta por aumentos salariais uma vez que a proposta da empresa é que de um aumento de 0,9%, o que é “muito abaixo da inflação do país”.

Sara Gligo reiterou a disponibilidade dos trabalhadores para “dialogar e resolver os problemas”.

Durante o mês de junho, os trabalhadores do Metro de Lisboa cumprem ainda uma greve ao trabalho suplementar e eventos especiais.

Termos relacionados Sociedade