Menos quase um milhão de espectadores de cinema

Segundo o Instituto de Cinema e Audiovisual, em 2018 houve menos 920 mil entradas nos cinemas portugueses. As salas de cinema tiveram uma quebra de receitas de 3,3 milhões de euros.
Foto de Ismael Villafranco/Flickr

As contas do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) dizem que em 2018 houve 14,6 milhões de espectadores de cinema, um número que representa uma descida de quase um milhão relativamente ao ano de 2017. As 574 salas existentes no país registaram 662.488 sessões, ou seja, em média, em cada sessão de cinema estiveram 22 espetadores.

Em queda está também a receita que desce num ano 4%, de 81,6 milhões de euros em 2017 para 78,3 milhões de euros em 2018. A NOS é a líder de mercado, com 61,9% da quota de mercado na exibição e 65,4% na distribuição.

"Pedro & Inês", de António Ferreira, com 46.717 espectadores, foi o filme português mais visto em sala em 2018. Muito longe do filme mais visto do ano passado, o filme de animação "The Incredibles 2: Os super-heróis" que teve 605 mil espetadores e 3,1 milhões de euros de receita de bilheteira.

Em 2018, foram produzidas 71 obras cinematográficas portuguesas com o apoio do ICA, o que representa o maior número desde 2009, ano em que se produziram 50 filmes (entre longas e curtas-metragens).

Termos relacionados Cultura