Está aqui

Memórias: Elis Regina

No dia 17 de março de 1945, nasceu Elis Regina. Foi uma das grandes vozes da MPB, com incursões pelo jazz, rock, bossa nova e samba. Por António José André.
Elis Regina.
Elis Regina. Foto publicada em Wikipédia.

Elis Regina nasceu em Porto Alegre (Rio Grande do Sul,) no dia 17 de março de 1945. Começou a cantar, com onze anos de idade, no programa "No Clube do Guri", na Rádio Farroupilha, apresentado por Ari Rego.

Em 1960, Elis Regina foi contratada pela Rádio Gaúcha. Nesse ano, foi eleita a “Melhor Cantora da Rádio”. Em 1961, com 16 anos, viajou para o Rio de Janeiro onde lançou o seu primeiro disco, "Viva a Brotolândia".

Em 1964, assinou contrato com a TV Rio, para se apresentar no programa "Noite de Gala". Também se apresentou no "Beco das Garrafas". Ainda em 1964, mudou-se para São Paulo.

Em 1965, estreou-se no festival da TV Record com a música “Arrastão”, de Edu Lobo e Vinícius de Moraes. Elis recebeu o Prêmio Berimbau de Ouro e o Troféu Roquette Pinto. Foi eleita a melhor cantora do ano.

Entre 1965 e 1967, Elis Regina apresentou o programa "O Fino da Bossa", na TV Record, em São Paulo. O programa gerou 3 discos. O primeiro "Dois na Bossa" vendeu um milhão de cópias. Em 1968, Elis começou uma promissora carreira internacional. .

Em menos de 20 anos de carreira, gravou 31 discos, onde imortalizou canções da música popular brasileira, entre elas: "Águas de Março", "O Bêbado e a Equilibrista", "Madalena", "Casa no Campo"...

Elis Regina foi encontrada no chão do seu apartamento pelo namorado, Samuel MacDowell, que a tentou socorrer. Mas chegou sem vida ao hospital. Faleceu com 36 anos, a 19 de janeiro de 1982, no auge da carreira.

Embora tenham havido controvérsias e contestações, quanto à causa da morte, os exames comprovaram que foi o consumo de cocaína associado a bebidas alcoólicas que lhe provocou uma paragem cardíaca.

Elis Regina foi uma artista eclética, interpretava canções de vários  estilos:  MPB, jazz, rock, bossa nova e samba. Levou à fama vários cantores: Milton Nascimento, João Bosco e Ivan Lins. Fez dueto com Tom Jobim, Jair Rodrigues, entre outros.

Elis Regina foi comparada a cantoras como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Billie Holiday. Entre os seus álbuns destacam-se: Ela (1971), Elis e Tom (1974), Falso Brilhante (1976), Essa Mulher (1979), Saudade do Brasil (1980) e Elis (1980).

Oiça aqui:

Elis Regina Album Completo - As Melhores Músicas De Elis Regina 2021

Termos relacionados Memórias, Cultura
(...)