Está aqui

Memórias: Calvin & Hobbes

No dia 31 de dezembro de 1995, foi publicada a última tira de “Calvin & Hobbes”, série criada, escrita e ilustrada pelo norte-americano Bill Watterson. A série foi publicada em mais de 2000 jornais de todo o mundo, entre 18 de novembro de 1985 e 31 de dezembro de 1995. Por António José André.
´Capa da primeira coletânea, lançada em 1987 – Foto wikipedia

Calvin & Hobbes foi considerada uma obra prima pela sua visão do mundo, pela imaginação do protagonista e pelas situações suas insólitas. Watterson abandonou a criação, em 1995, mas as tiras continuam a ser publicadas.

Calvin era um rapaz de seis anos de idade cheio de personalidade com o companheiro, Hobbes, um tigre sábio, que para ele está tão vivo como um amigo verdadeiro, mas para os outros não passa de um tigre de peluche.

Além de diversas outras formas e seres inventados por Calvin, tal como extra-terrestres, super-heróis, dinossauros, etc., muitas vezes acabavam por ser substituídos pela sua professora aos berros nas aulas

De acordo com algumas visões, as fantasias de Calvin constituíam uma fuga à realidade cruel do mundo moderno e uma boa oportunidade de explorar a natureza humana por parte de Bill Watterson.

O nome Calvin foi inspirado no reformador religioso do século XVI, João Calvino, que discorreu acerca da depravação total do homem, ou seja, que o homem está naturalmente inclinado para promover o mal ao seu próximo.

Hobbes recebeu o nome de Thomas Hobbes, filósofo inglês do século XVII que tinha aquilo que Watterson chamou de "visão obscura da natureza humana", sendo o autor da famosa máxima "O homem é o lobo do homem".

Ainda que tenha obtido recursos monetários dos seus desenhos, Bill Watterson professou um sentimento anticapitalista e proibiu expressamente a editora de vender os direitos para lançar no mercado artigos baseados na BD.

Watterson passou vários anos em conflito com a Universal Press e existem algumas tiras que se referem a isso. Apesar dessa proibição, hoje em dia não é difícil encontrar t-shirts, porta-chaves ou autocolantes com imagens de Calvin.

Termos relacionados Memórias, Cultura
(...)