Médicos e Frente Comum marcam greves para novembro

Frente Comum convoca uma greve nacional de funcionários públicos para dia 12 de novembro. Sindicatos dos médicos anunciam paralisação de três dias para 22, 23 e 24 de novembro.
3 de julho de 2019 - Manifestação dos médicos do SNS | Foto de Paula Nunes

O Sindicato Independente dos Médicos e a Federação Nacional de Médicos anunciaram que vão avançar com três dias de greve no mês de novembro, segundo a TSF. A posição foi assumida na quarta-feira, em Coimbra, e marca a paralisação para os dias 22, 23 e 24 do próximo mês.

Noel Carrilho, da Federação Nacional de Médicos, referiu que “a situação a que chegou o SNS é insustentável. As propostas em relação ao OE2022 para os médicos e SNS são insuficientes e não merecem a nossa consideração. Assim sendo, iremos avançar para uma reivindicação mais dura e decidimos pela marcação de uma greve geral de médicos no fim de novembro”.

Por sua vez, Roque da Cunha, presidente do Sindicato Independente dos Médicos, sublinhou que “a greve tem como objetivo fundamental exigir o financiamento do Serviço Nacional de Saúde. Hoje, é evidente, um pouco por todo o país, que os médicos, apesar de todos os esforços que têm feito, não conseguem aguentar mais”.

Também a Frente Comum vai avançar com uma greve dos funcionários públicos, convocada para dia 12 de novembro, de acordo com o jornal ECO.

Em comunicado, a organização mobiliza “os trabalhadores da Administração Pública para a continuidade da luta em defesa das suas reivindicações, propondo aos Sindicatos a realização de uma Greve Nacional dos trabalhadores da Administração Pública, no próximo dia 12 de novembro”.

A Frente Comum critica a “falta de vontade política por parte do Governo em resolver as questões que se lhes colocam”, acrescentando que a “intenção de alterar a posição de entrada na Carreira de Técnico Superior, bem como outras alterações ao desenvolvimento desta Carreira, mais uma vez, com recurso à Comunicação Social” é uma atitude de “total desrespeito pelas Estruturas Representativas dos trabalhadores”.

Termos relacionados Sociedade