Marisa quer "um projeto de sociedade que proteja o bem-estar animal"

A candidata visitou esta sexta-feira a associação SOS Animal e defendeu que o país não pode passar ao lado "de muitas atrocidades que têm acontecido” nem permitir o "financiamento público para a tortura de animais”.
Marisa Matias em visita à SOS Animal. Foto de Ana Mendes.

Marisa Matias visitou esta sexta-feira a SOS Animal, uma associação de proteção animal e ambiental que todas as semanas trata de dezenas de animais e que não se limita a cães e gatos. Esta é uma área que Marisa identificou como uma das suas lutas mais antigas, juntamente com a luta ambiental.

Para a candidata presidencial, que no Parlamento Europeu integra a comissão de inquérito ao transporte de animais vivos, “qualquer sociedade que se preze e que queira cuidar e proteger o ambiente e valorizar a democracia não pode fazê-lo passando ao lado de muitas atrocidades que têm acontecido. E nós assistimos, infelizmente, quotidianamente a essas atrocidades”.

No seu entender, o compromisso contra todas as formas de violência e exploração de animais é um “compromisso que creio que devemos todos e todas assumir” e sublinha que “não podemos ter espaço para ter financiamento público para a tortura de animais”.

Marisa referiu que “há responsabilidades públicas” nessa matéria - não só a nível municipal, mas a todos os níveis - e defende mais infraestruturas e mais apoios para que se possa proteger o bem-estar animal, porque para associações (como a SOS Animal), com os meios que têm, é impossível conseguirem dar resposta a todas as necessidades.

A candidata apoiada pelo Bloco foi a única a responder ao e-mail que associação enviou a todos os candidatos presidenciais e enalteceu o trabalho desta associação que “procura resgatar animais que são vitimas de violência, que são encontrados no lixo, tratam-nos, têm-nos disponíveis para que possam ser adoptados”. Marisa apelou também a quem de facto possa adoptar aqueles animais, que o faça.

Questionada pelos jornalistas no final desta visita sobre a onda de solidariedade #VermelhoEmBelem que se ergueu nas redes sociais após os insultos que André Ventura lhe dirigiu, Marisa referiu estar feliz pela onda de solidariedade “não só em relação a mim, mas em relação a todas as mulheres que ainda hoje têm que ouvir este tipo de comentários”. “Em relação ao comentário em si mesmo, o insulto que esse senhor fez às mulheres não diz nada sobre as mulheres mas tudo sobre esse senhor”, concluiu.

Termos relacionados Marisa 2021, Política