Está aqui

Marisa Matias vai apresentar relatório sobre eleições no Sri Lanka

A eurodeputada do Bloco liderou a missão de observação da União Europeia às presidenciais de novembro no Sri Lanka e está de regresso ao país para apresentar o esta semana o seu relatório final.
Marisa Matias em Colombo no dia das eleições presidenciais no Sri Lanka
Marisa Matias nas ruas de Colombo no dia das eleições presidenciais no Sri Lanka. Foto União Europeia ©

Depois de liderar a missão de Observadores da União Europeia às eleições presidenciais no Sri Lanka, Marisa Matias está de regresso àquele país, onde apresentará o relatório final com mais de duas dezenas de recomendações e uma análise exaustiva do processo eleitoral.

A missão de observação trabalhou de perto com as autoridades eleitorais do Sri Lanka de outubro a dezembro, acompanhando todo o processo que culminou com a vitória do candidato da oposição, Gotabaya Rajapaksa. 

Na apresentação das conclusões preliminares do relatório, Marisa Matias afirmou em novembro que "embora a campanha no terreno tenha sido em grande medida pacífica e calma, verificou-se tanto nos media como nas redes sociais algumas situações de parcialidade, discurso de ódio e desinformação. A campanha foi também afetada pelo uso irregular de fundos públicos por parte dos dois principais candidatos e a ausência de regras para o financiamento das campanhas".

Marisa destacou ainda a elevada participação do eleitorado e disse esperar que "a nossa observação tenha contribuído de alguma forma para a sua confiança no processo eleitoral".

Termos relacionados Internacional
(...)