Está aqui

Marisa Matias integra nova comissão do Parlamento Europeu sobre crimes financeiros

A eurodeputada bloquista Marisa Matias integra a lista dos 45 membros efetivos da nova comissão especial do Parlamento Europeu sobre os crimes financeiros e a evasão fiscal, que reunirá pela primeira vez a 22 de março.
Foto de Paulete Matos.

De acordo com o serviço de imprensa do Parlamento Europeu (PE), esta “nova comissão especial do PE, criada em 1 de março, dará seguimento ao trabalho das anteriores comissões TAXE e PANA, constituídas após as revelações dos LuxLeaks e dos Documentos do Panamá, e terá em conta os recentes Documentos do Paraíso, de novembro passado”.

Os eurodeputados e eurodeputadas “irão acompanhar os progressos realizados pelos Estados-Membros para combater as práticas que permitem a elisão e/ou a evasão fiscais e avaliar os regimes nacionais que proporcionam privilégios fiscais, tais como os programas de aquisição de cidadania”, lê-se no comunicado.

A nova comissão, que inclui outros dois eurodeputados portugueses, Ana Gomes e José Manuel Fernandes, deverá também “contribuir para o debate em curso sobre a fiscalidade da economia digital e avaliar a seleção de países para a 'lista negra' da UE de paraísos fiscais, bem como a retirada de países dessa lista”.

Os parlamentares irão ainda “avaliar a forma como as regras europeias sobre o IVA foram contornadas no contexto dos Documentos do Paraíso e o impacto da fraude ao IVA”.

A primeira reunião desta comissão terá lugar a 22 de março.

Termos relacionados Internacional
(...)