Marisa Matias fala sobre novo Quadro de Financiamento da Investigação e Inovação

04 de setembro 2011 - 19:04

Entrevista a Marisa Matias sobre o relatório aprovado pela Comissão de Inovação, Indústria, e Energia do Parlamento Europeu, que pode abrir as portas a um novo Quadro Estratégico Comum de Financiamento da Investigação e Inovação da UE para o período de 2014 a 2020, e do qual a eurodeputada do Bloco de Esquerda é relatora.

PARTILHAR

Marisa Matias realça, nesta entrevista, a importância do sector da investigação e Inovação, que representa a terceira maior fatia do orçamento comunitário, e que constitui uma área de “dimensão claramente europeia”, sendo que muitos países dependem deste financiamento que é fundamental para o seu crescimento económico.

A eurodeputada explica ainda que o que tem acontecido até à data é que, “ao longo dos vários períodos, houve uma multiplicação dos instrumentos de financiamento, mas isso não significou um reforço muito significativo desse investimento na investigação e inovação”.

Na realidade, esta multiplicação acabou por se transformar, segundo Marisa Matias, num verdadeiro “pesadelo burocrático e administrativo”.

Um dos objectivos será, portanto, conforme esclarece a eurodeputada, contribuir para a estabilização destes instrumentos, entre os quais os vários programas quadro, para a sua transparência e articulação.

Marisa Matias defende ainda que é necessário manter a separação dos fundos estruturais e europeus, embora apostando na sua articulação, de modo a não intensificar assimetrias entre os diferentes países.

No seu entender, os investimentos públicos de investigação não devem ser exclusivamente vocacionado para a inovação do mercado e as prioridades definidas num novo quadro estratégico para um período de sete anos não devem estar completamente estanques, de modo a permitir possíveis correcções.

Para Marisa Matias, um dos grandes objectivos do novo quadro deve ser a convergência, no sentido da atenuação das desigualdades a nível deste tipo de investimento nos diferentes países, quer a nível da verba de que dispõem como também das condições de trabalho dos seus investigadores.

Termos relacionados: Internacional