Está aqui

Marinha disponibiliza para consulta milhares de documentos da Guerra Colonial

A Marinha Portuguesa desclassificou documentos referentes a “operações militares nas antigas colónias, ações de combate e planeamento assim como correspondência trocada entre unidades militares, relatórios de comandantes e interação entre as ex-colónias e a metrópole da altura”.
Navio Vera Cruz.

Em declarações à agência Lusa, o tenente Mário Dias, da Marinha Portuguesa. Explicou que, nos dois últimos anos, a Comissão de Desclassificação de Documentos (CDD) analisou “milhões de documentos”, na sua maioria relativos à Guerra Colonial, que ocupariam 1,3 quilómetros de extensão. Praticamente todos os documentos foram desclassificados, estando agora disponíveis para consulta na Biblioteca Central da Marinha - Arquivo Histórico, situado no edifício da Cordoaria Nacional, em Lisboa.

São “documentos classificados já com algumas décadas que são interessantes tanto para a história nacional como para muitos processos de investigação que decorrem em todo o país”, sinalizou o tenente Mário Dias.

A saída de Portugal de Timor Leste ou os combates na India em 1961 são outros dos acontecimentos históricos que figuram nos documentos desclassificados.

Segundo o tenente Mário Dias, a maioria dos documentos sujeitos a análise são referentes a acontecimentos entre os finais da década de 50 até à década de 90 do século passado, sendo fundamentais para ajudar “a contextualizar todas as últimas décadas da história nacional”.

A CDD mantém classificados os documentos quando existe “superior interesse do Estado e dos cidadãos”: “Se houver informação que possa perigar o interesse do Estado ou que haja cidadãos nacionais ali referenciados de uma forma ou de outra, a comissão analisa e mantém classificado”, referiu o tenente da marinha.

Ainda existem cerca de “dez mil metros lineares de documentação no arquivo histórico e outros 10 mil metros lineares no arquivo intermédio da Marinha Portuguesa” para analisar.

Termos relacionados Sociedade
(...)