Numa mensagem oficial publicada pela Presidência da República esta quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa “assinala o 30.º aniversário da primeira maioria absoluta monopartidária da democracia portuguesa”.
Na nota, pode ler-se que “há precisamente trinta anos, nas eleições realizadas no dia 19 de julho de 1987, um partido político obteve a primeira maioria absoluta monopartidária da democracia portuguesa”. Algo que considera “um feito notável, que atesta a confiança dos Portuueses e o seu apoio a uma determinada solução político-governativa”. E continua por dizer que para essa “vitória, foram decisivos o carisma e a determinação” de Cavaco Silva.
Num comentário publicado no blogue O tempo das cerejas, Vítor Dias considera “duvidoso e contestável que um Presidente da República venha celebrar a efeméride de uma maioria absoluta de natureza monopartidária, a qual, na minha visão e concepção, tem um valor institucionalmente idêntico ao de qualquer outro resultado eleitoral”. [[{"fid":"86843","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false,"field_folder[und]":"418"},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":"456","width":"633","class":"media-element file-default"}}]]