Maré dos Reformados em Lisboa, Porto e Coimbra

A Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRe!) convoca todos os reformados e pensionistas a participarem juntos nas manifestações do 2 de março sob o lema "Não somos descartáveis".
Cartaz de Lisboa da Maré dos Reformados a 2 de março

"A Apre! vai estar presente na manifestação do próximo dia 2 de Março em todo o país. Temos estado a colaborar na organização, a logística já está estudada e já sabemos de onde vamos partir e como nos vamos apresentar. Temos estado a fazer um esforço de mobilização para estarmos em massa no dia 2", disse Maria Luísa Cabral, dirigente da APRe! em entrevista ao esquerda.net.

O ponto de encontro dos reformados no 2 de março em Lisboa será o Monumento aos Mortos da Grande Guerra, na Avenida da Liberdade às 16h. No Porto é a Praça da Batalha, também às 16h e em Coimbra a concentração é nos Arcos do Jardim às 15h.

"O Governo, sob a “protecção” da troika, tem tomado medidas que fazem regredir este país e estão a transformá-lo num imenso estaleiro de pobres, pedintes e desempregados à espera de migalhas", diz a Associação no comunicado em que apela à participação na manifestação promovida pelo grupo "Que se Lixe a Troika". "As medidas em curso provocam um retrocesso civilizacional pondo em causa as conquistas sociais e laborais duramente alcançadas ao longo de um século", prossegue o comunicado.

Entre as medidas combatidas pelo novo movimento, destacam-se as que permitem "que reformados com pensões acima de 254 Euros não tenham direito a aumento das suas pensões" ou "que pensionistas com pensões de 600 Euros, brutos, tenham que fazer descontos para o IRS". O "colossal aumento da carga fiscal que faz dos reformados e pensionistas as principais vítimas" e o aumento das taxas moderadoras que dificultam o acesso à saúde são outras das razões que levarão os reformados a sair à rua no 2 de março, também para lutar contra a política de um governo que fomenta " a emigração dos filhos e netos num momento em que os idosos mais necessitam da sua presença".