Está aqui

Manuel Pinho recusou-se a responder aos deputados sobre ligações ao GES

Comparando o seu caso ao do “mensalão” brasileiro, Mariana Mortágua lembrou ao ex-ministro da Economia do governo Sócrates que quem vai a São Bento para fugir às questões é porque tem “sempre alguma coisa a esconder”.
Manuel Pinho na comissão parlamentar de Economia. Foto José Sena Goulão/Lusa

Depois de uma manhã em que viu ficar sem efeito o depoimento que ia prestar ao Ministério Público, Manuel Pinho esteve na Comissão Parlamentar de Economia para responder a questões dos deputados. Mas o ex-ministro da Economia do governo Sócrates definiu as suas próprias regras para a sessão de perguntas e respostas: estava ali para falar de energia.

Quanto às questões a que o país aguarda há meses uma resposta de Pinho, nomeadamente a de saber se recebia um salário milionário do Grupo Espírito Santo enquanto era membro do governo, nem uma palavra. Sobre o dinheiro que apareceu em offshores por si controladas, idem. "Esta opção resulta do meu exercício do direito de defesa. Pelo exposto mantenho que não responderei a questões relacionadas com o GES [Grupo Espírito Santo] e em investigação judiciária”, afirmou Pinho.

"Essas perguntas têm uma resposta muito fácil e até dava uma risota. Mas quando convido alguém para ver o futebol a minha casa..." respondeu Manuel Pinho a Mariana Mortágua, insinuando que os deputados não estavam a cumprir regras de educação ao colocarem-lhe perguntas a que não queria responder. "É muito preocupante, é muito sério. Vem aqui tentar brincar com assuntos muito sérios…”, respondeu-lhe Mariana Mortágua, comparando o caso de Pinho ao do "mesalão" brasileiro. A deputada bloquista recordou ao antigo ministro do PS que outros já se tinham sentado naquela cadeira para serem ouvidos em investigações parlamentares e que os que se recusaram a responder "tinham sempre alguma coisa a esconder".

Em matéria de energia, Manuel Pinho atribuiu ao PSD a paternidade dos CMEC (custos para a manutenção do equilíbrio contratual) e a maternidade dos contratos das barragens. Sobre o preço da energia, Pinho reconheceu que “é muito cara” e que “há um trânsito enorme entre a política e as empresas”. Para cortar na fatura paga pelos consumidores, propôs a redução do IVA para a taxa média cobrada na União Europeia e o fim da contribuição audiovisual destinada a financiar a RTP. O ex-ministro defendeu os apoios às energias renováveis que o seu governo tomou e também o acordo com a EDP que prolongou as concessões das barragens sujeitas ao regime CMEC sem concurso público e com contrapartidas muito abaixo da avaliação da REN. Alinhando com os argumentos da empresa agora dirigida pelo Estadi chinês, Manuel Pinho chegou mesmo a dizer que “o preço de referência dos CMEC prejudicou a EDP e de que maneira!"

Termos relacionados Política
(...)