Está aqui

Manifestação de 13 de outubro convocada para 23 cidades

No sábado, 22 cidades do país serão palco de manifestações populares de protesto contra “a austeridade e os seus implementadores - governo e troika”, às quais se juntam artistas de inúmeras áreas, desde a música à dança, teatro, poesia, pintura.
Imagem de Artigo 21.

Mais de duas dezenas de cidades já confirmaram a sua adesão ao protesto que “será um marco histórico e cultural, trazendo da rua para a arte e da arte para a rua toda a energia que as percorre”.

Neste dia, repleto de “eventos, de música, dança, teatro, poesia, pintura e todas as formas de arte que materializem o espírito de insubmissão que se sente em todo o país”, espera-se uma adesão massiva dos cidadãos e das cidadãs, que poderão juntar o seu contributo a esta manifestação, trazendo consigo faixas, cartazes, instrumentos, palavras de ordem.

Em Lisboa, o protesto começará cerca das 17h com a atuação da Orquestra Sinfónica Portuguesa, que interpretará a quinta sinfonia de Beethoven, prosseguindo pela noite com atuações de nomes como Dead Combo, A Naifa, Camané, Peste e Sida, Diabo na Cruz, Janita Salomé, Coro "Acordai", Homens da Luta, Francisco Fanhais, The Soaked Lamb, Brigada Victor Jara e Farra Fanfarra, entre outros.

No Porto, a manifestação conta com a participação dos Clã, Manuel Cruz, Nuno Prata, Helena Sarmento, Olive Tree Dance, António Capelo, O Silêncio da Gaveta, Ossos do Ofício, ACE – Academia Contemporânea do Espetáculo, Palmilha Dentada, Osso Vaidoso, Vozes ao Alto e da Faculdade de Belas Artes das Caxinas.

Para Aveiro já está confirmada a presença de Adelino Sobral (Ass. José Afonso), João Martins, Rui Oliveira, Carolina Rodrigues, António Duarte Morais, Mané Sanches, Djs Ricardo Beja e Skasonic e Backyard Soundsystem.

Adolfo Luxúria Canibal e António Durães, o Coro de Pais da Companhia da Música, Pif'h + Lata, Johny sem Dentes, Primo Convexo, o Núcleo de Teatro do Oprimido, Dança dos Homens, Tino Flores, RPNC, Dj Vivax e Dj Lukkas incorporam o cartaz de Braga, enquanto Os Russos, Manuel Freire, Teatro da Rainha, Patrícia Costa, Fábio Capinha, Banda 74 marcam presença nas Caldas da Rainha.

Em Coimbra junta-se ao protesto o grupo de teatro Projeto D e os grupos musicais Tabacaria, Old Trees, A Resistência, e Colectivo Anarkitektura.

Viseu contará com a música ao vivo de A Tua Mãe (Edgar Mendes/Pedro Batista/Filipe Almeida), André Lázaro (Promethevs/Shutter Down), Carlos Clara Gomes, Carlos Viçoso, João Vieira (Promethevs), Jorge Pinto (Promethevs/Shutter Down), Miska (IliciteSoul), Rui Mota Pinto (Rock Enlatado), Rui Silva, Sons de Maio e Kika G. O evento conta ainda com uma exposição de cartazes e faixas das manifestações de 12 março de 2011 e de 15 de setembro de 2012, com um espaço de pintura (Paraíba) e de desenho (Paulo Vilas Boas - Natsu).

Veja aqui a lista de cidades que aderiram à Manifestação de 13 de outubro: Que se Lixe a Troika! Queremos as nossas vidas!
Lisboa, Pç de Espanha, 17h. Ver página, evento no facebook e cartaz.
Evento Global Noise
Aveiro, Pq Infante D. Pedro, 15h. Evento no Facebook e cartaz.
Barcelos, Lg do Sr da Cruz, 15h. Evento no Facebook
Barreiro, Pq Catarina Eufémia, 16h. Evento no Facebook
Beja, Praça da República - Igreja da Misericórdia, 15h30. Evento no Facebook.
Braga, Av Central, 15h. Evento no Facebook
Bragança, Praça Cavaleiro de Ferreira, 14h. Evento no Facebook.
Caldas da Rainha, Pç 5 de outubro, 16h. Evento no Facebook
Coimbra, Pç da República-Pç do Comércio, 15h. Evento no Facebook
Faro, Jardim da Alameda, 15h. Evento no Facebook
Loulé, Mercado Municipal de Loulé, 17h. Evento no Facebook
Portimão, frente à Cầmara Municipal, 16h. Evento no Facebook
Porto, Pç D. João I, 17h. Evento no Facebook e cartaz.
Santarém, em frente ao W shopping, 16h. Evento no Facebook.
Setúbal, Lg do Quebedo, 15h. Evento no Facebook
Viana do Castelo, Pç da República, 16h. Evento no Facebook.
Viseu, Rua da Paz, 16h. Evento no Facebook

Estão a ser ainda organizadas iniciativas em Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Portalegre e Évora.
 

(...)