Está aqui

Mais um sindicato lança pré-aviso para a greve feminista

Depois do SNESup e do SIEAP, sindicatos do Ensino Superior e das Indústrias, Energia e Águas de Portugal, é a vez do STSSSS se juntar à greve feminista. Este sindicato emitiu um pré-aviso de greve para dia 8 de março pela eliminação das discriminações salariais.
Foto de Rede 8 de março/Facebook

Esta sexta-feira, mais um setor se juntou à greve feminista. O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social comunicou às entidades oficiais e aos responsáveis patronais um pré-aviso de greve.

São agora três os sindicatos com pré-avisos emitidos. Também o SNESup, sindicato do Ensino Superior, e o SIEAP, sindicato das Indústrias, Energia e Águas de Portugal tinham já emitido antes pré-avisos de greve.

Neste pré-aviso podem ler-se algumas exigências como “o regresso ao princípio do tratamento mais favorável”, a “eliminação de discriminações salariais” e a “introdução na

contratação coletiva de medidas de promoção da igualdade retributiva”, o “cumprimento efetivo” e o “fim da obstaculização ou penalização patronal” aos direitos de maternidade e assistência à família”.

O Sindicato pretende ainda conhecer dados sobre remunerações médias por género.

A greve feminista é uma mobilização internacional. Em Portugal é a Rede 8 de março que a convoca contra desigualdades, injustiças, estereótipos, destruição ambiental, guerras e perseguições de migrantes, sob o lema "se as mulheres param, o mundo pára".

Termos relacionados Greve feminista, Sociedade
(...)