Está aqui

Maiores de 45 anos vão poder agendar reforço da vacina esta semana

Nos últimos quatro dias, foram vacinadas 306.000 pessoas da comunidade escolar. Esta semana também abre o agendamento para maiores de 30 anos que levaram a vacina da Janssen.
Vacinação covid-19 - Foto de Tiago Petinga/Lusa (arquivo)
Vacinação covid-19 - Foto de Tiago Petinga/Lusa (arquivo)

Nos últimos quatro dias, entre 6 e 9 de janeiro, foram vacinadas 306 mil pessoas da comunidade escolar, incluindo crianças, funcionários/as e docentes.

Segundo comunicado dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, nestes quatro dias terão sido vacinadas com uma primeira dose 201 mil crianças entre os 5 e os 11 anos.

No mesmo período, cerca de 87 mil pessoas (professores/as e funcionários/as de escolas básicas e secundárias) receberam a dose de reforço, assim como 18 mil pessoas trabalhadoras de creches e ATL.

Segundo o comunicado, as crianças ainda não imunizadas "vão ter oportunidade de agendar a vacinação para os próximos períodos dedicados à vacinação pediátrica, a partir de 05 de fevereiro". Entre 5 de fevereiro e 13 de março serão igualmente administradas as segundas doses pediátricas.

Vacinação das pessoas com 45 anos ou mais

O secretário de Estado da Saúde, Lacerda Sales, anunciou este domingo, 9 de janeiro, que esta semana terá início o agendamento da dose do reforço da vacina para as pessoas com 45 anos e mais.

Atualmente, podem agendar a vacinação as pessoas com 50 anos e mais, assim como as pessoas com 30 anos e mais que levaram a vacina da Janssen (uma dose). Podem ainda vacinar-se para a dose de reforço as pessoas com 60 anos e mais, em regime de “casa aberta” e os trabalhadores da comunidade escolar. Também está aberto o início do processo de vacinação para as crianças entre os 5 e os 11 anos.

Presentemente, têm a vacinação completa 8,7 milhões de pessoas residentes em Portugal e mais de 3,3 milhões de pessoas já têm a dose de reforço.

Termos relacionados Sociedade
(...)