Está aqui

Maior concentração de calor de sempre nos oceanos

O aumento do calor dos oceanos entre 2017 e 2018 foi equivalente a 100 milhões de vezes o calor produzido pela bomba atómica em Hiroshima.
Foto de maleva/Flickr

2018 foi o ano em que o calor do oceano esteve nos níveis mais elevados de sempre, segundo uma equipa internacional de investigadores que analisou as temperaturas em profundidades até 2000 metros.

As medições do estudo publicado esta quarta-feira na revista científica Advances in Atmospheric Sciences permitem avaliar as alterações climáticas provocadas pela concentração de gases com efeito de estufa produzidos pela atividade humana. Os autores do estudo realçam que “o aumento da temperatura oceânica e global já aconteceu e provocou estragos graves e perdas económicas e sociais”.

A tendência de aumento foi-se acentuando ao longo da década de 1950. Agora, o aumento entre 2017 e 2018 foi significativo. Os cientistas comparam-no com o calor produzido pela bomba atómica de Hiroshima concluindo que é 100 milhões de vezes mais. É também 388 vezes a produção de eletricidade da China nesse ano.

Este aumento implica subida dos níveis de água, colocando em risco as zonas costeiras, contaminação de água potável, maior probabilidade de tempestades, destruição dos recifes de coral, colapso dos gelos polares e condições meteorológicas extremas.

Termos relacionados Ambiente
(...)