Está aqui

Luís Sepúlveda: “José Afonso era um ícone reverencial”

Quando se deu a Revolução de 25 de Abril de 1974, Sepúlveda estava preso no Chile, durante a ditadura de Pinochet. Um dia apareceu um militar cheio de medo e disse aos reclusos: “Vocês ganharam em Portugal”. Cantou-se a “Grândola, Vila Morena” naquela prisão chilena.
Luís Sepulveda no programa "Câmara Clara", da RTP2, em 1999.

Neste testemunho, disponível no canal de youtube da Associação José Afonso, Luís Sepúlveda relembra o contacto com a música de José Afonso no Chile:  

“Naturalmente, José Afonso era para nós um ícone reverencial. Quando se deu a Revolução de Abril em Portugal, eu estava na prisão. Um dia apareceu um militar cheio de medo e disse-nos: ‘Vocês ganharam em Portugal’. Nós não fazíamos ideia de como tínhamos ganho em Portugal nem do que é que se passava. E, passado pouco tempo, alguém, através de uma rádio de onda curta, apanhou Grândola, Vila Morena e cantávamo-la na prisão”.

Durante o programa "Câmara Clara", da RTP2, a que pode assistir na íntegra aqui, a jornalista Paula Moura Pinheiro conversou com o realizador, jornalista e escritor chileno sobre as suas vivências e o seu percurso profissional. A entrevista foi gravada em 1999.

 

 

(...)