Está aqui

Loures: Atribuição automática da tarifa social da água aprovada por iniciativa do Bloco

A proposta aprovada esta quinta-feira prevê que o município passe a atribuir a tarifa social da água de forma automática. Medida vai abranger mais de 11 mil famílias.
Loures vai ter Tarifa Social da Água aplicada de forma automática, por iniciativa do Bloco
Loures vai ter Tarifa Social da Água aplicada de forma automática, por iniciativa do Bloco. Foto de Paulete Matos

O Bloco viu aprovada na Assembleia Municipal de Loures a sua recomendação, que prevê que o município aplique a atribuição automática da tarifa social da água, logo que o processo de regulamentação a nível nacional esteja concluído.

Esta recomendação foi aprovada com os votos a favor de Bloco de Esquerda, CDU, PS, PSD e CDS e com o voto contra do MRPP. Considerando que os critérios de atribuição da tarifa social são idênticos aos da eletricidade, esta medida irá abranger mais de 11 mil agregados familiares no concelho de Loures.

Segundo aponta o Diário de Notícias, nos 128 municípios de que há dados, apenas 95 tinham, em novembro de 2016, um tarifário social para a água. Mesmo nas câmaras que preveem estes apoios, como é o caso de Loures, as tarifas não chegam a todos os beneficiários potenciais: apenas 23 mil famílias carenciadas das 234 mil existentes nas autarquias consideradas tinham acesso à tarifa social da água

Estas famílias podem passar a ser automaticamente abrangidas pelo desconto, como foi proposto pelo Bloco de Esquerda e está no Orçamento do Estado para 2017, com a harmonização das regras de acesso, equiparando-as às que vigoram para a eletricidade, ainda que respeitando a autonomia municipal.

Leia aqui na íntegra a recomendação “Para a atribuição automática de Tarifa Social de Água em Loures”

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)