López Obrador é o novo presidente mexicano

Com mais de 53% dos votos, o candidato progressista venceu por larga margem as eleições presidenciais deste domingo.
Discurso de vitória de López Obrador.

A vantagem para o segundo mais votado, Lorenzo Córdova, da coligação liderada pelo PAN, foi de mais de 30%. Na terceira posição ficou o candidato apoiado pelo PRI, José Meade, com cerca de 16% dos votos. López Obrador anunciou a sua equipa de transição, mas a tomada de posse só acontece a 1 de dezembro.

Quem é López Obrador, o candidato progressista que lidera as sondagens no México?

Sumário da Home:

Com propostas nacionalistas e de distribuição de renda, o candidato pode representar uma mudança na vida política mexicana. Artigo de Fania Rodrigues.

Lead:

A poucos dias das eleições gerais no México, que serão realizadas no dia 1 de julho, Andrés Manuel Lopez Obrador, do partido Morena (Movimento de Regeneração Nacional), desponta como favorito para ocupar a presidência, com mais de 20% de vantagem sobre o segundo colocado, Ricardo Anaya, do PAN (Partido da Ação Nacional), que representa a segunda força política do país, atrás apenas do PRI (Partido Revolucionário Institucional), do atual presidente Enrique Peña Nieto.

Thumbnail Image:
Main Image:

No seu discurso de vitória, AMLO, como é conhecido, reafirmou a promessa de duplicar o valor das pensões de reforma no início do seu mandato, bem como a realização de planos de desenvolvimento do país. “Estou muito consciente da minha responsabilidade histórica”, afirmou Obrador. "Quero passar à história como um bom presidente do México", assegurou o homem que à terceira candidatura — depois dos fracassos de 2006 e 2012 — alcança finalmente a presidência do país.

Termos relacionados Internacional