Lisboa e Coimbra juntam-se este sábado a dia global em solidariedade com mulheres iranianas

Em Lisboa, a iniciativa em solidariedade com as mulheres iranianas e pelo fim da opressão no Irão decorrerá no Rossio, pelas 15h. Em Coimbra a concentração está agendada para a Praça 8 de Maio, a partir das 16h30.

Lisboa e Coimbra juntam-se este sábado ao dia global em solidariedade com as mulheres iranianas, que já conta com ações agendadas em vários pontos do mundo.

Desde a morte de Mahsa Amini, a jovem iraniana de 22 anos detida por usar o véu de forma incorreta, os protestos têm-se multiplicado em território iraniano, com dezenas de pessoas mortas pelas autoridades iranianas.

Apesar da repressão aos protestos e dos bloqueios à internet e redes sociais no país que pretendem silenciá-los, não páram de surgir vídeos com mulheres a desafiar polícias e clérigos, a tirar e queimar o seu hijab no espaço público ou a cortar o cabelo em protesto contra a opressão a que estão sujeitas. Os protestos alastraram-se a pelo menos 80 cidades em todas as províncias do país, e representam já o maior desafio ao regime na última década.

Inúmeras figuras públicas iranianas, como desportistas, atores e cineastas, têm apoiado abertamente o movimento de contestação, exortando as autoridades a ouvirem as reivindicações da população, o que alimentou a ira do governador da província de Teerão.

“Vamos perseguir as celebridades que sopraram nas brasas” dos “tumultos”, afirmou esta quinta-feira Mohsen Mansouri, citado pela agência noticiosa ISNA.

Em Portugal, Lisboa já foi palco de duas iniciativas contra a repressão no Irão. A 23 de setembro realizou-se uma concentração ao fim da tarde na Praça do Comércio, organizada por membros da comunidade iraniana. Já no dia 25, vários coletivos feministas organizaram uma concentração (link is external) na Praça Luís de Camões às 18h45. O protesto deste sábado, dia 1 de outubro, terá lugar na Praça do Rossio, pelas 15h. A iniciativa é promovida por um grupo de mulheres iranianas que se encontram em Portugal.

Em Coimbra, a concentração está agendada para a Praça 8 de Maio, a partir das 16h30.

Termos relacionados Sociedade