Está aqui

Lisboa: 35 mil alunos terão acesso ao cartão Navegante Escola

No próximo ano letivo, todos os alunos do básico ao 9º ano em Lisboa terão acesso ao cartão Navegante Escola para identificação e acesso a transportes públicos. O vereador Manuel Grilo pretende com a medida garantir "mais alternativas para ir e vir da escola".
Foto de Miguel Lopes/Lusa.
Foto de Miguel Lopes/Lusa.

No próximo ano letivo, cerca de 35 mil estudantes da primeira classe até ao 9º ano passarão a ter acesso ao cartão Navegante Escola, que não só serve para identificação ao aluno como também para acesso aos transportes. O cartão já estava disponível desde o início deste ano letivo para os 14 200 alunos do ensino básico. Será agora alargado para o segundo e terceiro ciclos. O acesso aos transportes é gratuito até aos 12 anos.

Para aceder ao cartão Navegante Escola sem custos, os encarregados de educação devem até 15 de junho, data do fim das matrículas, escolher a opção correspondente ao preencher os dados do aluno.

O Navegante Escola é um projeto impulsionado por Manuel Grilo, vereador do Bloco com o pelouro da educação na Câmara de Lisboa, e Manuel Gaspar, vereador do PS com a pasta da mobilidade.

A nota de imprensa a anunciar a medida refere que "cerca de 35 mil alunos dos três ciclos terão assim direito, a partir do ano letivo de 2019/20, a viajar gratuitamente na Carris, Metro e CP dentro da cidade de Lisboa. Em conjugação com outros projetos de mobilidade suave, a CML garante assim que os pequenos lisboetas dispõem de mais alternativas para ir e vir da escola".

Termos relacionados Sociedade
(...)