Está aqui

“Lição” que Costa prometeu dar à Galp afinal é borla de milhões

Nelson Peralta acusou o primeiro-ministro de não ter cumprido a promessa de dar uma "lição exemplar" à Galp depois do “disparate” em Matosinhos” e de se preparar agora para lhe oferecer milhões para a empresa utilizar na descontaminação dos solos.
Galp. Foto de Manuel de Almeida/Lusa.

"Tivemos há pouco tempo uma campanha eleitoral das autárquicas e António Costa ergueu a sua voz contra a Galp. Dizia que era tempo e que ia dar uma lição à Galp. Alguém se lembra aqui da lição que António Costa deu à Galp? Não, pois não", realçou Nelson Peralta durante um comício em Aveiro.

De acordo com o deputado bloquista, em 29 de dezembro, o Governo publicou "uma pequena portaria que passou despercebida" e que regulava "como é que o dinheiro da bazuca europeia vai ser aplicado na descarbonização da indústria".

"Esta portaria diz que os milhões para a descarbonização podem ser usadas para empresas para problemas de descontaminação de solos. Isto não tem rigorosamente nada a ver com retirar CO2 da atmosfera com a descarbonização. Isto tem a ver com uma borla", explicou.

Nelson Peralta acrescentou ainda que "António Costa prometeu uma lição e está a dar milhões", na medida em que a "Galp agora tem um problema", os seus solos na refinaria de Matosinhos “estão contaminados e precisa de os retirar a baixo preço".

O candidato do Bloco pelo círculo eleitoral de Aveiro interpelou diretamente o primeiro-ministro: "Lanço daqui a uma pergunta direta para António Costa: o Governo está a preparar-se para pagar a descontaminação dos solos da refinaria de Matosinhos? António Costa, afinal a lição prometida são muitos e muitos milhões para a Galp, para continuar a política do costume?".

Em setembro, durante um comício da campanha eleitoral autárquica que teve lugar em Matosinhos, António Costa afirmou que "era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade" como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma "lição exemplar" à empresa.

Termos relacionados Legislativas 2022, Política
(...)