Está aqui

Legislativas 2019: Programa do Bloco disponível online

O Bloco apresenta as suas "escolhas fortes para responder às várias crises que vivemos". Escolhas essas que defendem e reforçam o Estado Social, o direito à habitação, os direitos laborais e protegem o ambiente da fúria extrativista que ameaça a vida na Terra. O programa está disponível em programa2019.bloco.org.

Na introdução ao programa eleitoral do Bloco, Catarina Martins destaca que “as várias crises que vivemos têm um nome: capitalismo”.

“O sistema financeiro que delapida o Estado Social, a especulação financeira que nega o direito à habitação, a desregulação laboral que aumenta horários de trabalho e comprime salários, a fúria extrativista que ameaça a vida na Terra. As pessoas refugiadas por razões climáticas já superam as que o são por motivos relacionados com as guerras”, escreve.

De acordo com a coordenadora nacional do Bloco, “não há soluções sem a coragem e a sensatez de políticas socialistas, as que podem responder pelo clima, pelo emprego, pela segurança”.

E “é esse caminho que o Bloco propõe”: “Portugal precisa de uma estratégia para a reconversão energética, do território, dos transportes, da indústria, da habitação. Um programa financiado por uma economia mais justa, com controlo público dos setores estratégicos e que cria emprego, convocando todo o tipo de qualificações e impulsionando inovação e conhecimento. Um caminho que contraria a perda demográfica e garante a mão de obra necessária - estancando a emigração, convidando ao regresso de quem partiu, acolhendo quem venha de outros países – com uma legislação laboral capaz de promover emprego e salários. Uma escolha que combate as desigualdades ao garantir escola pública, Serviço Nacional de Saúde, Segurança Social, transportes coletivos: o Estado Social é indispensável à coesão e à democracia”.

Além de estar disponível online em programa2019.bloco.org, é possível também ter acesso à versão impressa do programa eleitoral. Para esse efeito, basta enviar um email para programa2019@bloco.org. com nome completo, morada e número de contribuinte. Será então encaminhada uma referência multibanco para pagamento da publicação, que tem um custo de três euros.

Vários pontos do programa já foram, entretanto, apresentados por Catarina Martins:

Termos relacionados Legislativas 2019, Política
(...)